17 MAI 2017
SAÚDE
Conselho Local de Saúde da UBS Castelo Branco busca diálogo e soluções junto a população

O convite foi feito pelo presidente do Conselho, o aposentado Darcy Bueno da Silva. Cerca de vinte moradores participaram da reunião, que também contou com a presença da enfermeira gerente da unidade, Vânia D’Aloia Garcia Bassan e Valéria Castro, apoiadora da Atenção Básica para a região onde está instalada a UBS.

O grupo foi criado em 2010 para apontar os problemas e participar das soluções na base territorial do Castelo Branco.

São cerca de 8,7 mil usuários dessa unidade, sendo que 60% são idosos e existem cerca de 100 acamados”, relatou Darcy. O Conselho reivindica mais um clínico geral, agentes comunitários de saúde, pede mais vagas para especialidades, entre outras melhorias.

Kátia elogiou a iniciativa e a história do grupo. Ela pontuou as principais reivindicações e admitiu a necessidade de repor quadros na Saúde, tanto médicos quanto outras funções. Para fazer frente a essa demanda, anunciou que será realizado concurso público pela Prefeitura de Marília.

A secretária informou ainda o aumento de vagas que já foi feito em algumas especialidades e deve abranger novas áreas da média complexidade. Ela explicou ainda que, em virtude do desabastecimento de remédios e insumos, foi necessário fazer compras emergenciais (com valores limitados), por isso a restrição de volumes, até que as licitações regulares sejam concluídas.

MODELO

Entre os compromissos firmados está a valorização da participação popular, para a melhoria das unidades de saúde. “O Sistema Único de Saúde (SUS) que desejamos e que o Poder Público tem a obrigação de oferecer passa pelo envolvimento da comunidade. Sugerimos, inclusive, que o Conselho do Castelo Branco leve essa experiência e ajude na organização de conselhos de outras unidades de saúde do município”, disse a secretária.

Foto: Assessoria PMM Júlio César de Carlis