16 MAI 2017
Assistentes sociais contribuem para a saúde e qualidade de vida

Na defesa dos direitos sociais, no atendimento a demandas urgentes da população, no planejamento de ações de assistência, os profissionais de Serviço Social estão sempre dispostos. Muita gente não sabe, mas esse importante profissional é um dos mais atuantes para o bem-estar dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). No Brasil, o dia 15 de maio é marcado pelo Dia do Assistente Social.

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília conta com nove profissionais da área, que atuam em serviços de assistência na sede da secretaria e também integram equipes multiprofissionais. Em reconhecimento e homenagem a esse relevante servidor, a titular da pasta, Kátia Ferraz Santana, fez questão de registar uma mensagem de gratidão.

Temos muito a agradecer e reconhecer que o atendimento da saúde, em muitos casos, não se completa sem a participação do assistente social. Ele tem um contato muito próximo com o paciente, sobretudo nos momentos mais difíceis”, destaca Kátia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília conta com nove assistentes sociais que atuam na sede e nas unidades de serviços especializados, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I), Serviço de Atendimento Especializado em IST/Aids (SAE), Central de Ambulâncias, entre outros.

Na recente reunião de equipe técnica, o Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde fez uma apresentação das atividades, por meio da assistente social Miriam Paduan. Ela detalhou as atribuições, as correlações com outros setores da própria secretaria e também de outras instituições de saúde da cidade, abordou os fluxos de trabalho e tirou dúvidas.

São muitas as atividades do assistente social, na área da saúde. Parte destas atividades, são até desconhecidas da população em geral. Em nosso dia a dia, somos uma referência de apoio para os usuários do SUS, sobretudo os mais carentes”, disse Miriam.

Foto: Assessoria PMM Júlio César de Carlis