15 MAI 2017
SAÚDE
SMS visitará quartéis para vacinar PMs e Bombeiros. Outros servidores também poderão ser vacinados

A secretaria municipal de Saúde inicia, nesta segunda-feira (15), uma programação para visitar locais de trabalho de policiais e bombeiros, para imunizar estes profissionais contra a gripe. Além dos policiais, servidores públicos que têm grande contato com o público também foram incluídos pela Secretaria de Estado da Saúde. A campanha termina na sexta-feira, 26.

A medida foi anunciada na sexta-feira (12). Além dos PMs da infantaria, rodoviários, ambientais e bombeiros, também podem se imunizar servidores do Instituto de Criminalística, carteiros, profissionais do Poupatempo, do judiciário e do Ministério Público.

A campanha entra na última semana com 58,57% de cobertura do grupo prioritário inicial (idosos, gestante, mulheres que deram a luz há até 45 dias, crianças com menos de cinco anos e trabalhadores de saúde). Além disso, foram aplicadas 1.582 doses em professores, 89 em servidores do sistema prisional.

O município imunizou ainda 9.098 pessoas com doenças crônicas (mediante comprovação médica) e 1.577 profissionais que atuam como cuidadores. No total, desde o início da campanha, já foram aplicadas na cidade 42.503 doses da vacina.

NOVOS GRUPOS

Em Marília, a Secretaria Municipal da Saúde já definiu alguns dias e horários, junto aos comandantes do 9º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) e também com Comando do 10º GB (Grupamento dos Bombeiros) para que a vacina chegue ao local de trabalho. Contato também está sendo feito com os outros comandos de PMs.

A enfermeira Renata Plácido dos Santos, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, explica que a estratégia visa levar comodidade aos agentes públicos, bem como organizar a aplicação das vacinas ao longo da semana.

Os policiais civis, instalados no prédio ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, serão vacinados na sede da secretaria. Já os demais servidores, que atuam de forma mais descentralizada, serão atendidos nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades onde atendem as 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família).

Foto: Divulgação / Governo de SP

Policial é vacinado na Capital, após extensão a novos grupos; imunização segue até o próximo dia 26 de maio, sexta-feira