18 MAI 2017
EMDURB
Secretaria Municipal da Educação de Marília adere à campanha ‘Maio Amarelo’

Diariamente, os motoristas da Secretaria Municipal de Educação e das empresas terceirizadas pela Prefeitura transportam cerca de 4 mil crianças pelo trânsito urbano e vias rurais de Marília. O trabalho é feito por cerca de 100 condutores habilitados para o transporte escolar.

Por isso, a segurança é a prioridade. Para marcar o “Maio Amarelo”, mês de mobilização mundial para um trânsito mais seguro, os servidores municipais estão engajados na campanha “Foca no Trânsito”, desenvolvida pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo).

Em Marília, as ações são realizadas pela Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), parceira do órgão estadual de trânsito. São dois símbolos principais: o laço amarelo e a foca. O mamífero gera um trocadilho, por isso teve sua imagem emprestada à campanha.

O animal pode ser visto em banners, faixas e também em formato inflável que está fazendo sucesso principalmente com as crianças, em frente à Emdurb. O apelo é para que os motoristas foquem no trânsito, ou seja, deem seta para fazer conversões, deixem de lado o celular e usem cinto de segurança.

No município, em 2016 foram registrados 2.037 acidentes. Cerca de 70%, envolvia motocicletas, sendo que as vítimas mais graves pilotavam ou eram transportadas nesse tipo de veículo. Ao longo do ano, 23 pessoas morreram (dados do Infosiga).

Recente estudo do Ipea aponta que a cada dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), seis são usados por vítimas de acidentes de trânsito, sendo quatro de motocicletas. Entre 2002 e 2012, o aumento no número de vítimas que ficaram com algum tipo de deficiência foi de 148%.

ATITUDE

Para mudar essa realidade, ações estão sendo realizadas ao longo do mês, oportunidade em que são distribuídos laços amarelos, panfletos e cartilhas. A campanha também chegou a escolas municipais. Somente nesta semana, quatro serão visitadas. O método é lúdico, com brincadeiras, contação de histórias e distribuição do talonário para “multa mirim”.

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, lembra que as crianças são multiplicadoras de informação. “Temos uma grande responsabilidade, no sentido de incluir como temas transversais em nossas escolas assuntos que favoreça a formação cidadã dos alunos. O trânsito seguro é um destes temas. Estamos educando os futuros motoristas”, pontuou.

Valdeci Fogaça De Oliveira, diretor-presidente da Emdurb, lembra que o mês de maio tornou-se referência global para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza para a Segurança do Trânsito, por isso ele espera reeditar essas importantes ações nos próximos anos.

“É importante a participação da Secretaria da Educação, porque Educação de Trânsito tem que essencialmente passar pelas crianças, formadores de opinião pública no futuro”, destacou Valdeci.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo site www.saopaulo.sp.gov.br/tag/foca-no-transito ou pelo endereço da Emdurb, em www.emdurbmarilia.com.br

FOTO: Júlio César de Carlis