15 MAI 2017
Juventude e Cidadania cria programa “Caixinhas Solidárias”

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Juventude e Cidadania e da coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, deu início na última semana do mês de abril ao Programa Caixinhas Solidárias. O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, foi realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Zona Oeste de Marília.

As atividades acontecem no período das 14h às 17h, uma vez por semana (as quintas-feiras) durante seis meses do ano, o projeto oferece oficina de arte com pinturas em telas, papel, materiais reciclados, argila e artesanato, além de artes táteis para DV (Deficientes Visuais), DI (Deficientes Intelectuais). Existe também o acompanhamento da artista plástica e coordenadora da pasta, Isabel Campos que, trabalha com as ferramentas para atender esse segmento, como por exemplo, instruções do modo de fazer com escritas em Braille.

O objetivo do programa é proporcionar a essas pessoas, um atendimento assistencial e um desenvolvimento psicológico através de estímulos a autoestima, desenvolvendo um olhar crítico referente à arte e o fazer artístico. Além disso, criar novas possibilidades de entretenimento, trabalho e inclusão social, ajudar as famílias proporcionando atividades que desenvolvam a coordenação motora, obter renda e interagir com grupos de pessoas diferentes do meio em que vivem.

O Projeto visa oferecer a possibilidade de obtenção de renda com a Caixinha Solidária que poderá ficar à disposição do público em lugares específicos e nas próprias associações, para que sejam vendidas e o lucro revertido às famílias que participam do projeto.” disse a coordenadora de Políticas para pessoas com deficiência, Isabel Campos.

Participam da ação a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a AADEF (Associação dos Deficientes Físicos), AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), Espaço Potencial, Down Entre Amigos, Anjos Guerreiros, AOMAR (Associação dos Ostomizados de Marília) e o Projeto Amor de Criança.

Pessoas com deficiência interessadas no programa deverão entrar em contato via telefone 14-34024411 ou pessoalmente, na Secretaria da Juventude e Cidadania para fazer a inscrição. O grupo será formado por 15 pessoas, no final do ano haverá exposição e venda dos trabalhos produzidos na Galeria Municipal de Arte em parceria com Secretaria de Cultura.