09 MAI 2017
Saúde reforça alerta para vacinação contra gripe também em crianças

A secretaria municipal de Saúde de Marília, por meio do Programa Municipal de Imunização, divulgou um alerta nesta terça-feira (08). Passados 18 dias do início da campanha de vacinação, a cobertura vacinal atingiu 36,93% na cidade. As crianças são o grupo prioritário que segue menos protegido, com apenas 14,31% de cobertura na faixa etária acima de seis meses e abaixo de cinco anos.

Com base na estimativa populacional, ainda são aguardadas pelo menos mais 10.112 crianças nas unidades de saúde do município. Os números revelam o cenário da última quinta-feira (04).

A enfermeira Renata Plácido dos Santos, responsável pelo programa, lembra que a vacina é assegurada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), portanto, um direito de todos. Uma hipótese para baixa adesão pode ser o desconhecimento dos pais, apesar da ampla divulgação.

A campanha contra a Influenza (gripe) começou no Brasil em 1999, na época apenas para os idosos. Com o tempo, foram adicionados outras faixas etárias e grupos da população. Por isso é importante que as pessoas em geral se informem a cada ano”, alerta a enfermeira. “Em 2017, por exemplo, a imunização abrange os profissionais de educação”, completa.

A enfermeira lembra ainda que, em uma família, pode haver diversas pessoas contempladas no grupo prioritário. Pela norma do Ministério da Saúde, são vacinados idosos (acima de 60 anos), gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias).

RESULTADOS

A maior adesão é entre os idosos, com população estimada em 29.992 e cobertura de 44,45% (13.332 vacinas já aplicadas). O segundo grupo com maior cobertura parcial é dos trabalhadores da Saúde. Das 8.407 pessoas aguardadas, 3.696 já estão protegidas (43,96%).

As gestantes registram adesão de 27,93%. A expectativa é imunizar 2.184, mas até o dia 04 de maio, apenas 610 haviam procurado as unidades de saúde em Marília. Já entre as puérperas, a cobertura é maior. Já comparecem 149 das 359 aguardadas (41,50%).

Foto: Divulgação / Agência EBC