03 MAI 2017
SAÚDE
PARCERIA: Saúde municipal participa do II Encontro de Sensibilidade e Conhecimento

Um dia de reflexão sobre os sentidos humanos e a cidadania. Foi assim o II Encontro de Sensibilidade e Conhecimento, realizado sábado (30) pela Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília (AADEF), com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Praça Maria Izabel, em frente à  Catedral Basílica de São Bento.

O ônibus da saúde foi disponibilizado para o evento, que recebeu também a equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE). Foram realizados testes rápidos para HIV e distribuição de material de prevenção a ISTs (Infecções Sexualmente transmissíveis).

A cada oportunidade, a unidade de atendimento do Programa Municipal de Controle e Prevenção de ISTs/AIDS realiza as chamadas ações “extramuros”, ou seja, deixa os consultórios e ambientes internos para atender a população onde quer que ela esteja.

Este ano, os profissionais apoiados pelos residentes que atuam na secretaria municipal de Saúde, já atenderam a comunidade em feiras livres, nos locais de festa carnavalesca, em rodovias (Caravana Siga Bem Caminhoneiro), na exposição Japan Fest e outros locais de grande concentração.

O SAE já confirmou participação na edição 2017 do Cejusc itinerante, marcado para este mês de maio. O evento é organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com o MPF (Ministério Público Federal) e TJ-SP (Tribunal de Justiça), com o apoio da Prefeitura de Marília e Universidade de Marília (Unimar).

SENSIBILIDADE

Localizada na Rua Amazonas, 527, a Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília atua para promover a inclusão de inúmeras maneiras, incluindo aspectos de saúde, trabalho e cultura. A entidade conta com doze profissionais, entre psicólogos, professores de várias áreas (teatro, idiomas, informática), advogados e orientadores profissionais.

Cleide Santos da Silva, presidente da organização, destaca que a valorização do ser humano deve ocorrer de maneira global, independente se ele tem ou não necessidades especiais.

Que a sociedade os veja a desenvolverem suas capacidades normalmente. Que as famílias e amigos acreditem no ser humano que está em suas próprias casas, com grandes conhecimentos. Algumas vezes suas próprias famílias não conhecem os talentos dessas pessoas. O Encontro de Sensibilidade e Conhecimento existe para impulsionar as pessoas a buscarem seus talentos e a reconhecerem os talentos dos outros, estimulando culturalmente a cidade.”, disse Cleide.

SAE / CTA

Atualmente, cerca de 1,5 mil pessoas estão em atendimento no SAE e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O acompanhamento é mensal, com atendimento pelo serviço de enfermagem, psicologia e médicos infectologistas, pediatra, ginecologista e dermatologista, assistente social. Os pacientes da unidade são atendidos de forma integral, com acesso a exames e retrovirais.

O SAE/CTA funcionam na rua Sete de Setembro, 793. O telefone para mais informações é o (14) 3451-2939.

FOTO: Divulgação / PMM