28 ABR 2017
Ações da saúde municipal levam fonoaudiólogas às escolas

No calendário da Saúde, uma das datas de destaque em abril é a Campanha de Prevenção dos Distúrbios da Voz. Em Marília, durante todo o mês a secretaria municipal de Saúde promove uma série de ações, que inclui interações com a educação infantil. Os profissionais de fonoaudiologia que atendem nas unidades de saúde estão também em sala de aula.

Roberta Vieira é fonoaudióloga. Ela atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no CapsI (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) e na Unidade Básica de Saúde Chico Mendes e outras unidades da zona oeste da cidade. As fonoaudiólogas iniciaram dinâmicas com as crianças, a respeito de hábitos saudáveis à voz.

Nesta quinta-feira (27), foi a vez dos estudantes da Emei Sítio do Pica Pau Amarelo descobrirem de forma lúdica os cuidados que precisam ser tomados para a saúde vocal. Somente nesta escola, o programa da secretaria municipal de Saúde contemplará 114 crianças.

A fonoaudióloga Roberta Vieira avaliou a receptividade. “Eles ficam muito curiosos, prestam muita atenção e recebem muito bem o trabalho. Encontrei algumas crianças que atendi nas UBS, mas a minha principal surpresa foi com o interesse deles no poder da própria voz. As professoras também tem se interessado muito. Elas são profissionais da voz e muitas vezes desenvolvem problemas pelo uso excessivo ou abusivo”, disse.

Andréa Carla Paura Martins, encarregada do Serviço de Fonoaudiologia da Secretaria de Saúde, conta que o atendimento está disponível a toda a população residente na cidade, por meio das unidades de referência. Esta ação nas escolas continuará nos próximos meses. “Trata-se de um trabalho de promoção e prevenção à saúde vocal”, destacou.

Nas regiões norte e sul (as mais populosas) são seis profissionais. Para as zonas oeste, leste e centro, o atendimento é feito na Policlínica e na UBS Chico Mendes. As fonoaudiólogas da rede básica de Saúde também atuam em serviços especializados como o Caps Infantil e o Cerest, entre outros.

Para mais informações, basta entrar em contato com as unidades de referência. A secretaria municipal de Saúde atende por meio do telefone 3402-6500.

AÇÕES

O Dia Mundial da Voz é celebrado em 16 de abril, mas as ações ocorreram durante todo o mês. A campanha 2017 aconteceu por meio da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, professores e alunos do Curso de Fonoaudiologia (Unesp), e o CRFa (Conselho Regional de Fonoaudiologia), 2ª Região – Delegacia de Marília.

Entre as ações, destaque para o 24º Happy Hour Cultural da Delegacia do CRFa de Marília, com a palestra “Relato de Experiência da Atuação Fonoaudiológica nos Distúrbios da Voz na Saúde do Trabalhador”, pela fonoaudióloga Christian Emanuele Soares Fioravanti de Castro, do Cerest. O evento contou ainda com a atividade “4º Pratas da Casa” do curso de Fonoaudiologia da Unesp.

DICAS PARA VOCÊ SER AMIGO DA SUA VOZ

• Fale sem esforço e articule bem as palavras
  • Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar
  • Beba 2 litros de água diariamente