17 ABR 2017
SAÚDE
Unidade ESF de Lácio é destaque na parceria entre Prefeitura e Ministério da Saúde

Marília está consolidando uma rede de saúde forte, resolutiva e eficiente, tanto na atenção básica quanto hospitalar. A afirmação é da secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana. Com a visita de uma delegação do Ministério da Saúde, a quinta-feira (13) foi dia de apresentar ações e discutir propostas na área.

O prefeito Daniel Alonso e a chefe da pasta, na companhia de vereadores, servidores da saúde e da comunidade, receberam o secretário Rogério Luiz Zeraik Abdalla, responsável pela SGTES – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, órgão do Ministério da Saúde.

Abdalla conheceu, na unidade do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Lácio exemplos como o da aposentada Maria Paulina dos Anjos de Oliveira, de 81 anos, que frequenta as atividades realizadas pelo Nasf (Núcleo de Apoio da Saúde da Família).

Participo de tudo que o grupo convida. Não gosto de ficar parada. Tomo um remédio para controlar a pressão, mais nada. Tenho muita disposição e uma saúde de ferro”, garantiu e demonstrou a idosa, após uma aula animada da educadora física Aline Cardozo de Almeida, na chegada da comitiva de Brasília.

Também foram expostos trabalhos manuais, produzidos nas oficinas de Terapia Ocupacional e grupos assistidos pelo programa. As ações têm como objetivo fortalecer e ampliar o conceito de saúde nas comunidades, reduzindo doenças e complicações.

A unidade de Lácio é exemplar como modelo de parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde. Além de ser estruturada na ESF, ainda conta com um profissional do programa federal “Mais Médicos”.

O prefeito Daniel Alonso ressaltou que a Prefeitura está trabalhando para cuidar principalmente da saúde, não da doença. A afirmação vai de encontro à proposta de avançar na prevenção de doenças crônicas e dar mais eficiência à rede básica.

Temos que tirar as pessoas das filas dos hospitais, intervindo antes que elas cheguem à esse ponto. Valorizando o trabalho feito na ponta, na comunidade, é possível reduzir os custos econômicos da saúde e, principalmente, o enorme custo social do adoecimento da população”, destacou o prefeito.

Rogério Abdalla, que havia recebido recentemente comitiva de Marília em Brasília, elogiou o trabalho desenvolvido na cidade e garantiu que irá apoiar, como gestor, o desenvolvimento da saúde regional. Ele levou da cidade uma série de reivindicações, que serão analisadas tecnicamente pelo Ministério.

Kátia Santana agradeceu ao secretário nacional pela ampliação do programa “Mais Médicos” para Marília. Ela citou ainda a expectativa para o amplo projeto que estabelece a rede de urgência e emergência, já em trâmite no Ministério.

O encontro em Lácio, que também teve a participação do coordenador da SGTES, Gilberto Maurício Roberto, foi acompanhado pelo presidente do Legislativo, Wilson Damasceno e o vereador Maurício Roberto, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Marília.

A rede básica de Marília é formada, atualmente, por 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 equipes do programa ESF. Além de Lácio, já são atendidas por profissionais do “Mais Médicos” as unidades de Avencas e Vila Nova.

Foto: Júlio César de Carlis e Mauro Abreu / PMM