29 MAR 2017
Sorria Marília 2017 é lançado na comunidade e integra Saúde e Educação

A semana comemorativa direciona um holofote para a promoção da saúde bucal, uma das áreas de atenção da secretaria municipal de Saúde. Durante todo o ano, a equipe técnica responsável trabalha junto com educadores para garantir, nas escolas, a rotina da escovação, a prevenção, o diagnóstico e o encaminhamento das crianças que precisam de tratamentos odontológicos.

O suporte assistencial é oferecido na rede de saúde, por meio dos dentistas e auxiliares de saúde bucal. Nas escolas, o trabalho educativo valoriza dinâmicas e ferramentas lúdicas, transformando a escovação em uma brincadeira, que acaba incorporada como hábito em casa.

A secretaria municipal de Saúde oferece ainda creme dental e escovas para todas as crianças matriculadas na rede de Ensino (total de 18 mil), em um investimento que promove a redução de cáries e complicações decorrentes da falta de higiene bucal.

O casal Otávio Júnior Martins e Elisângela Marques, moradores na zona sul, tem dois filhos na rede de ensino e contam que sentiram em casa os efeitos do programa. “O pedro tem dez e o Artur tem sete anos. A escola complementa o que ensinamos e em casa eles escovam os dentes sem reclamar. Um cobra o outro”, relata o pai.

O lançamento do “Sorria Marília” deste ano foi feito pelo prefeito Daniel Alonso, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, e do secretário municipal da Educação, professor Beto Cavallari.

O evento teve como anfitriã a diretora Haydê Armenuy. Turmas do Infantil II da Emei Arco-Íris, representando os alunos das escolas municipais que também são atendidos pelo programa, fizeram uma apresentação de dança. Houve ainda apresentação artística de alunos do Nicácia.

O chefe do Executivo destacou o esforço, competência e qualificação dos profissionais de Educação de Marília, que mantém escolas com elevado padrão de qualidade. Ele ressaltou a integralidade do atendimento.

Nestes dias, tenho passado por muitas escolas (segunda-feira, com entregas de uniformes) e observo o carinho, o amor, o cuidado com que nossos educadores trabalham. A educação de Marília não deixa nada a desejar, em relação às instituições particulares”, disse Daniel.

Cavallari reformou o compromisso de enfrentamento de cada dificuldade encontrada pela gestão. As principais delas (merenda escolar e transporte) ocorrem em função de dívidas, sucateamento de frota, desabastecimento e falta de licitações: são heranças de 2016 que ainda geram impacto.

Recebemos a missão de oferecer uma educação de primeiro mundo. Com o apoio dos servidores, estamos regularizando todos os serviços, adquirindo e elevando a qualidade da merenda, recuperando ônibus e investindo no que é prioridade”, disse Beto.

A secretária municipal de Saúde agradeceu o envolvimento e dedicação dos dentistas, auxiliares e demais servidores envolvidos no Programa de Prevenção e Saúde Bucal. Kátia lembrou que a escola é a base. Ela destacou que a integração entre Saúde e Educação gera excelentes resultados.

Podemos reduzir de forma muito significativa a demanda de procedimentos mais complexos, em saúde bucal, investindo em informação e gerando bons hábitos desde cedo”, enfatizou.

Durante a semana comemorativa, nas escolas e unidades de saúde serão promovidas ações de sensibilização com as crianças, oficinas, eventos “extramuros” e atividades em grupos e rodas temáticas de conversa.

O PROGRAMA

O “Sorria Marília” foi instituído no município há 17 anos. Desde o ano passado, passou a ser realizado na última semana no mês de março. O principal público-alvo, além das crianças, são os adolescentes, idosos, gestantes, diabéticos, hipertensos, entre outros grupos da sociedade no qual as intervenções promovem grandes resultados e redução de complicações na área odontológica.

Fotos: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis / Imprensa PMM

29/03/2017
Sorria Marília 2017 é lançado na comunidade e integra Saúde e Educação
Fotos da Notícia: Sorria Marília 2017 é lançado na comunidade e integra Saúde e Educação