27 MAR 2017
SAÚDE
Prefeitura lança ‘etapa da zona norte’ do mutirão de limpeza com apoio da comunidade

Estão na zona norte de Marília, desde a manhã desta segunda-feira (27), os caminhões e as equipes do mutirão de limpeza da campanha “Marília em Movimento Contra o Aedes Aegypti”. O trabalho segue na região até a quarta-feira (29). Na abertura desta etapa da campanha, o prefeito Daniel Alonso foi recebido por lideranças da comunidade, vereadores que representam a região, servidores municipais e reeducandos que participam dos trabalhos.

Ao lado dos secretários municipais Ricardo Mustafá (Limpeza Pública e Meio Ambiente) e Kátia Ferraz Santana (Saúde), o prefeito foi recebido pelo presidente da Associação de Amigos e Moradores de Bairros da Zona Norte (A-socianorte). Compareceram os vereadores Cícero Silva e João do Bar.

A largada pela coleta na sede da entidade foi uma iniciativa do líder comunitário Altair Vieira, presidente da organização.

O mutirão de limpeza, como uma das principais ações da campanha “Marília em Movimento contra o Aedes” mobiliza 20 caminhões e cerca de 160 trabalhadores. São recolhidos resíduos e materiais inservíveis que possam acumular água, servindo como criadouros para o mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Os moradores devem deixar os materiais na calçada nos dias especificados, de acordo com a região da cidade. A ação já passou pela zona sul, leste e centro. Nestas três áreas, já foram recolhidos 428 toneladas de materiais, entre móveis velhos, objetos de plástico, madeira, pneus, entre outros. Galhos e entulhos de construção não são removidos.

Alonso afirmou que em outubro, antes do início das intensas chuvas, Marília pretende realizar o mutirão Cidade Limpa, feito em parceria com uma emissora de TV regional. O prefeito e a secretária de Saúde destacaram o empenho dos servidores municipais das pastas envolvidas, além das parcerias como a da Secretaria de Segurança Pública, que possibilita a mão de obra dos reeducandos.

O resultado está sendo muito positivo. A adesão das associações de moradores reforça isso. As ações da secretaria estão sendo feitas pelos agentes de saúde e agentes de controle de endemias. De forma complementar, a população tem um papel muito importante, para que o cuidado de cada um favoreça a saúde pública como um todo”, disse Kátia Santana.

Em apoio à administração municipal, participaram do evento de lançamento, na zona norte, os líderes comunitários Amauri Gonzaga, dirigente do Conselho das Associações de Moradores da Zona Sul (Consul) e Michele Cristina Alves Rosa, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Bandeirantes.

Foto: Júlio César Carlis / Imprensa PMM