24 MAR 2017
SAÚDE
Mutirão de limpeza já totaliza 416 toneladas e vai para o centro comercial neste sábado

Com 207 caminhões carregados com resíduos até a tarde desta sexta-feira, 24, um total de 416 toneladas, a primeira semana do mutirão de limpeza da Campanha “Marília em Movimento Contra o Aedes Aegypti” chega ao centro. Neste sábado, 25, as equipes da força-tarefa farão a coleta nas ruas do centro comercial a partir das 13h.

Moradores e comerciantes podem colocar nas calçadas, nos dias especificados, objetos que possam acumular água – exceto lixo domiciliar, galhos e entulhos de construção. Estão sendo utilizados 20 caminhões, entre a frota própria do município e veículos locados. Mais de 160 pessoas trabalham na coleta.

Além disso, as secretarias também intensificaram os trabalhos dos agentes de endemias e das equipes que fazem a capinação de espaços públicos na cidade. O prefeito Daniel Alonso destacou o resultado parcial bem sucedido e disse que Marília está atingindo o objetivo é melhorar o aspecto urbano, o bem-estar da população e reduzir o risco de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Nesta sexta-feira, foi concluído o atendimento a 25 bairros da zona leste. Para este sábado, o secretário de Limpeza Pública, Ricardo Mustafá, pediu que os comerciantes facilitem o trabalho, deixando apenas os materiais que podem ser levados pelos caminhões, a partir das 13h.

É muito importante que a população colabore nesse sentido e não ultrapasse esse período. O centro vai ser atendido neste sábado. Não programamos rescaldo porque na segunda-feira cedo as lojas já estarão abertas e iniciaremos os trabalhos na zona norte. Se for colocado depois da coleta, ficará muito complicado porque já estaremos em outra região da cidade”, orientou.

O motivo da coleta começar às 13h neste sábado é o horário comercial, que impediria a ação das equipes e o bom andamento das atividades dos comerciantes, de forma simultânea. A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), parceira da campanha, enviou mensagens eletrônicas (e-mail) para os empresários a fim de orientar sobre o mutirão.

Os moradores da região central poderão colocar móveis velhos, garrafas, objetos plásticos e inservíveis nas calçadas. No caso das residências, a Prefeitura também pede que seja feita a retirada das casas a partir das 13h e ninguém deixe o descarte para o domingo.

Segunda-feira (27) o mutirão chega à região norte, que será atendida entre segunda e quarta-feira (de 27 a 29). O prefeito Daniel Alonso já marcou, para o início da manhã, um ato público para mobilizar a região.

O Chefe do Executivo acompanhará a saída da frota ao lado de lideranças da Sociedade de Amigos e Moradores dos Bairros da Zona Norte (Socianorete). O mutirão terminará na zona oeste da cidade, que terá coleta nos dias 30 e 31, respectivamente quinta e sexta-feira.

Fotos: Mauro Abreu / Imprensa PMM