30 MAR 2017
ACC assina parceria com a Saúde Municipal e abre caminho em Brasília

Marília poderá ter, em breve, mais uma instituição com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde. A reivindicação será feita pela Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região (ACC), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A titular da pasta, Kátia Ferraz Santana, visitou a entidade na manhã desta quarta-feira (29) para a entrega do Termo de Parceria que abre caminho para a conquista.

A experiência como gestora de entidade filantrópica e o bom relacionamento de Kátia junto ao Ministério da Saúde, em Brasília, foram colocados a serviço da associação, que oferece relevantes serviços aos pacientes com câncer e familiares, há 25 anos.

A entidade oferece cerca de 6,5 mil atendimentos por ano. As necessidades das famílias são diversas, incluindo alimentação convencional, alimentação especial, fraldas e suprimentos, materiais médicos para cuidados domiciliares, transporte, pernoite em Marília (para pacientes da região).

Em comum, muitos pacientes têm as dúvidas e os medos em relação ao câncer a aos efeitos colaterais dos tratamentos.

Com o Termo de Parceria o município de Marília reconhece, de forma técnica, a ACC como uma possível prestadora de serviços na área da saúde. O documento não implica em nenhuma contratação ou repasse municipal, mas abre caminho para que, num futuro próximo, a entidade possa participar de certames licitatórios realizados pelo Poder Público.

Kátia e assessor especial da secretaria municipal de Saúde, Roberto Ruiz, foram recebidos pela vice-presidente da entidade, Maria Antônia Antonelle. Também participaram do encontro os tesoureiros Arnaldo Stroppa e Rodrigo Pereira de Souza. Todos são diretores voluntários.

Maria Antônia emocionou-se com o reconhecimento, que não gera nenhum recurso imediato, mas abre uma “avenida de possibilidades” e coloca a associação em nova etapa. “Para nós, que estamos no dia a dia com os pacientes, lutando por essa causa, esse é um momento histórico. Faltava para nós esse reconhecimento e estamos muito agradecidos pelo carinho da secretária”, disse a dirigente.

Os voluntários apresentaram o espaço físico, incluindo cozinhas, dormitórios, espaço de estética, oficina de artesanato, auditório e salão de eventos. Ao longo de sua história, a ACC teve grandes conquistas com a mobilização da comunidade e algumas grandes empresas. Mesmo com esse apoio, ainda existem muitas carências para a manutenção do espaço e dos serviços.

O Arnaldo Stroppa, tesoureiro, relata o desafio de reduzir despesas, mantendo a assistência. Uma das fontes de arrecadação são as delícias preparadas pelas voluntárias, todas às quintas-feiras, na cozinha da associação. A renda mensal média varia entre R$ 6 mil e R$ 7 mil, ou seja, insuficiente para os cerca de 540 atendimentos mensais que a entidade realiza.

CEBAS

O também tesoureiro e advogado da ACC, Rodrigo Pereira, explica que a conquista do Cebas no Ministério da Saúde poderá gerar incentivos financeiros à associação, por meio de programas governamentais específicos.

Permitirá também a assinatura de contratos para oferta de serviços que hoje não são possíveis. “Esse foi um passo importante e vamos continuar trabalhando para dar à entidade essa condição, que favorecerá, em muito, as pessoas que lutam contra o câncer em Marília e região”, destacou.

SERVIÇO

A Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região está localizada à rua Marrei Júnior, 101 – bairro Fragata, próximo ao Fórum de Justiça. O telefone para mais informações, doações e reservas de doces, salgados e artesanatos é o 3454-5660.

Fotos: Júlio de Carlis / Imprensa PMM