24 MAR 2017
SAÚDE
Marília volta a participar com destaque do Congresso de Secretários de Saúde de SP

O congresso, aberto na quarta-feira, 22, é uma iniciativa tradicional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP). É considerado o principal fórum para discutir os problemas que afetam a gestão da saúde pública nas metrópoles, pequenas e médias cidades.

Também participam o assessor especial da secretaria de Saúde, Roberto Ruiz, e o assessor de assuntos estratégicos da administração municipal, Vanderlei Dolce. O prefeito Daniel destacou que as prefeituras, gestoras dos serviços de saúde que a população mais necessita, estão sendo muito oneradas pela má distribuição dos recursos do SUS. Ele defende maior participação, principalmente, do governo federal para o custeio do sistema.

Daniel destacou ainda que o evento é uma oportunidade para integrar e destacar Marília, no cenário da gestão da saúde pública em São Paulo.

A secretária de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembrou que a saúde é feita por meio de uma rede e o isolamento desfavorece a população. “O SUS está sempre em construção. São muitos os desafios. A oportunidade de diálogo entre gestores promove o fortalecimento da gestão local e o aprimoramento do próprio sistema”, disse.

Stênio José Correia Miranda, presidente cessante do Cosems-SP, em seu discurso agradeceu toda equipe de assessores, apoiadores, representantes regionais e da área administrativa do Conselho. Reforçou o pluralismo da diretoria executiva e sua intensa luta na defesa dos interesses municipais, realizou uma retrospectiva do biênio em que ficou à frente da entidade e relembrou as principais conquistas dos gestores municipais no âmbito estadual e nacional.

Não podemos aceitar críticas à gestão da Saúde quando produzimos muito com o pouco que os municípios arrecadam. É preciso um novo pacto interfederativo, com equilíbrio no financiamento. A mobilização de nossos prefeitos é crucial para este enfrentamento. Temos o exemplo do Programa Mais Médicos, veemente defendido pelos gestores municipais, mas que necessitou da pressão da maioria dos prefeitos para o êxito do movimento”, enfatizou Miranda.

ÊNIO SEVILHA

Em Santos, a secretária de Saúde e o prefeito Daniel reencontraram o médico e ex-secretário de Saúde de Marília, Ênio Sevilha. Foi na gestão dele, em 1998, que Marília implantou a primeira unidade do Programa Estratégia Saúde de Família, modelo que está sendo fortalecido na gestão atual.

Atualmente, o médico é secretário-executivo do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), em Brasília, e oferece apoio aos conselhos estaduais, com forte presença no Estado de São Paulo. “O doutor Ênio é uma referência para nós. É muito bom contarmos com a cooperação dele e estarmos próximos do Cosems-SP”, manifestou Kátia.

O encerramento, nesta sexta-feira (24), está marcado para às 17h30, com a posse da nova diretoria do Conselho. Em apresentação nesta quinta-feira, 23, o presidente cessante destacou a qualidade do evento. “Pudemos expor as necessidades municipais, aproximar os prefeitos dos desafios que teremos pela frente e debater em elevado nível”, enfatizou.