24 FEV 2017
SAÚDE
Saúde descarta caso de febre amarela em Marília, mas mantém alerta para o risco da doença

A secretaria municipal de Saúde de Marília descartou caso suspeito de febre amarela, notificado à Vigilância Epidemiológica no início de fevereiro. Resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz apontou resultado negativo para a doença. O paciente de 39 anos é morador da zona norte da cidade, onde ações preventivas estão sendo adotadas, incluindo reforço nas orientações prestadas pelos agentes de saúde. Nas 48 unidades de saúde do município (UBSs e ESFs) a vacina está disponível à população-alvo da campanha de intensificação.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, com transmissão de vírus pela picada dos mosquitos infectados. Não ocorre a transmissão direta de pessoa a pessoa. Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a campanha de intensificação foi  iniciada no dia 11 de fevereiro e está prevista para terminar nesta sexta-feira (24). “Devido a retransmissão do vírus no Brasil, essa vacina passou a fazer parte do calendário vacinal. Mas como essa alteração foi recente, grande parte da população ainda não estava imunizada. O nosso objetivo com a campanha foi reforçar e atingir o maior número de pessoas, em menos tempo”, explicou a gestora.

O mais recente boletim da secretaria de Saúde, divulgado no dia 16, apontou que 7.284 pessoas procuraram unidades de saúde em Marília, porém a dose contra a febre amarela foi aplicada em 3.801. O motivo é que muitos desconheciam sua situação vacinal, ou faziam parte dos grupos com contraindicação.

A vacina não é indicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. O Ministério da Saúde recomenda que a proteção seja administrada duas vezes: para crianças, uma dose aos nove meses e outra aos quatro anos. Já no caso dos adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de dez anos, imunizando por toda a vida.

SERVIÇO – A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora do setor, esclarece que Marília, mesmo antes do surto atual no país, já estava entre as áreas indicadas para imunização. Ela informa ainda que o período de intensificação da imunização contra a febre amarela terminou, mas as 48 unidades (12 UBSs e 36 postos do programa ESF), distribuídos em todas as regiões da cidade, continuam preparadas para aplicar as doses da vacina. É importante apresentar a carteira de vacinação, para atualização de outras vacinas e registro da aplicação.

Fotos: Assessoria PMM