18 JAN 2017
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Reunião define detalhes para implantação do programa “Jovens Empreendedores” no ensino municipal

Aconteceu na sede da secretaria municipal da educação de Marília na tarde do último dia 17, uma reunião para definir a instalação do programa “Jovens Empreendedores” no ensino municipal da cidade. Participaram da reunião o secretário da educação Beto Cavallari, o secretário do Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Junior, o Gerente do Escritório Regional do SEBRAE-SP em Marília, Marcelo Augusto Montagnana e parte da direção da entidade.

O programa Jovens Empreendedores do Sebrae tem o intuito de fomentar a educação e a cultura empreendedora para crianças e jovens. O programa procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

O secretário do Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico falou sobre a importância desse programa para as crianças marilienses. “É preciso que as crianças desde cedo já tenham conhecimento e aptidão pelo empreendedorismo”.

Marcelo Montagnana destacou mais essa parceria com o município de Marília. “De acordo com pesquisas recentes do SEBRAE, grande parte dos jovens sonha em ter um negócio, e não mais em trabalhar em uma grande empresa como antes. Este programa implantado em Marília, possibilita que estas crianças sejam preparadas para este novo futuro que teremos nos próximos 10 anos, de grande expansão dos negócios próprios. Esta atitude da gestão municipal em tão pouco tempo, demonstra um importante compromisso com a modernização do ensino no município e com a promoção do empreendedorismo. Mais uma de diversas parcerias que estão sendo articuladas com este objetivo entre SEBRAE-SP e prefeitura municipal”, disse o gerente do Sebrae.

O secretário da Educação, Beto Cavallari, disse que novas reuniões vão definir os próximos passos para a efetiva instalação desse programa. “Num futuro bem próximo já vamos inserir para as nossas crianças essas pequenas e necessárias noções de empreendedorismo”, disse. A parceria com o Sebrae seria num primeiro momento a capacitação dos professores e a doação de parte do material didático. As crianças das EMEIS e EMEFS do 1º até o 5º ano serão as beneficiadas com o programa.

Cássio Luiz Pinto destaca que Marília cada dia mais cresce no âmbito empresarial. “Temos um dos melhores índices da região, por mês, cerca de 250 empresas nascem na cidade. Entre outras ações temos no Ganha Tempo a Sala do empreendedor que atende centenas de pessoas por mês”, salientou. “A implantação desse projeto para nossas escolas, só vem coroar esse trabalho que já estamos desenvolvendo”, finalizou o secretário do Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Novas reuniões serão agendadas para definir os próximos passos e a implantação do programa.