10 NOV 2016
SAÚDE
Marília realiza carreata contra a dengue e intensifica controle, mesmo com apenas cinco casos confirmados

Embora Marília tenha registrado somente cinco casos de dengue no ano epidemiológico de 2016, a Secretaria Municipal da Saúde intensifica as atividades de controle e o combate efetivo ao Aedes aegytpi.

Estarão envolvidos agentes comunitários, professores da rede municipal de educação, comunidade e servidores municipais .

No próximo sábado, dia 12, acontece a partir das 9h00 a carreata ‘Marília Sem Dengue’. A saída será em frente à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24 horas, localizada na rua João Caliman, n.º 110, na zona Norte. O itinerário contemplará vários bairros e diversas vilas, incluindo a mais nova unidade de saúde da cidade, a USF (Unidade de Saúde da Família) ‘Dr. Antônio Mendes Filho’ – a USF São Bento, localizada no conjunto habitacional São Bento, na zona Sul.

A  carreata convidará a população para o ‘Dia D Contra a Dengue’, marcado para 19 de novembro.

“Marília realmente se uniu para o enfrentamento da dengue. O trabalho cooperado das equipes, de todos os profissionais que formam a rede municipal de saúde e a integração com a comunidade, que está fazendo a sua parte, resultou no controle da dengue em nossa cidade”, analisou o secretário municipal de Saúde, Hélio Benetti. Para o enfrentamento, a Secretaria Municipal de Saúde instituiu vários comitês regionais através do programa “Marília Sem Dengue” e desenvolveu iniciativas para a erradicação dos criadouros do mosquito. Aos sábados, em conjunto com o Estado, são feitos mutirões de casa em casa nos bairros, e nos distritos, para combater os criadouros.

Outro fator importante, conforme avaliou a coordenadora de assistência à saúde, Cristina Kuabara, foi o reforço na equipe, com contratações de 85 agentes de controle de endemias e 9 supervisores que asseguram suporte às equipes de trabalho. “Queremos convidar toda a população de Marília para participar da carreata que  será promovida neste sábado, dia 12. É mais uma ação preventiva no combate ao mosquito Aedes aegypti”, destacou a coordenadora de assistência à saúde.

O percurso do evento está definido: começará na UPA 24 horas da zona Norte e será concluído na praça São Bento, na região central da cidade.

Haverá o apoio do GAOC. Os agentes de trânsito irão fazer o monitoramento, auxiliando, principalmente nos cruzamentos,  garantindo segurança nos trechos movimentados.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite o zika vírus e a  chikungunya.

O Dia D Contra a Dengue, programado para acontecer no dia 19, contará com várias atividades na “ilha” localizada nas proximidades da Galeria Atenas, no centro. Ações interativas, incluindo danças e apresentação do jingle da campanha “Marília Sem Dengue”, estão programadas para acontecer no período das 10h ao meio-dia.

Serviço:

Carreata Marília Sem Dengue