01 NOV 2016
SAÚDE
Capacitação da Secretaria fortalece trabalho do agente comunitário na promoção da saúde

Os agentes comunitários de saúde de Marília participaram, no final do mês de outubro, de amplo treinamento oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde no auditório da sede administrativa. Dividida em blocos, a capacitação fortalece as bases do trabalho de campo deste primordial profissional da rede de atenção, que tem entre suas tarefas diárias o contato direto com a população e a rotina presencial nos domicílios. O aperfeiçoamento, que conta com conferencistas e apostilas, envolveu 350 agentes.

“É o comprometimento da gestão Vinícius Camarinha em capacitar os trabalhadores. E lembrando que os agentes comunitários de saúde se tornaram, nesta gestão, funcionários públicos municipais estatutários. Conquistaram o pagamento da insalubridade e ainda iremos realizar a capacitação para a utilização dos tabletes para o desenvolvimento da plataforma digital e-SUS territorial. Então, é dessa forma que estamos trabalhando, capacitando e empoderando os nossos agentes comunitários. Tudo para que eles possam estar mais preparados, visitar a população, desempenhar o seu papel e suas atribuições no cargo, bem como analisar toda a legislação vigente”, ressaltou o secretário municipal de Saúde do município de Marília, Hélio Benetti.

O treinamento foi composto por quatro blocos com conteúdo pertinente às funções e tarefas do agente comunitário de saúde, incluindo a legislação do Sistema Único de Saúde, base jurídica do cargo e atribuições, estratégia de trabalho, com destaque para técnicas de entrevista e cadastramento da visita domiciliar, promoção e prevenção em saúde e organização. “O agente comunitário de saúde tem um trabalho importantíssimo de orientação e o curso visa aperfeiçoar algumas práticas que ele não pode deixar de fazer. O treinamento está proporcionando ênfase no que é fundamental  observar durante as visitas, com relação ao vetor e ao território onde o agente realiza o seu trabalho”, afirmou a coordenadora da Assistência à Saúde, Cristina Kuabara.

Na análise da enfermeira Fabiana Fernandes dos Santos, integrante da equipe de Apoiadoras da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, a capacitação também dialoga com os agentes os pontos primordiais da política pública de saúde. “A qualificação foca a humanização do atendimento, amplia os conhecimentos e informações para a promoção e prevenção da saúde. O curso fortalece o papel do agente comunitário dentro das residências, que é o seu principal cenário de trabalho”, concluiu.

Texto: Assessoria de Imprensa