31 OUT 2016
SECRETARIAS
SAÚDE Unidade São Bento ‘Dr. Antônio Mendes Filho’ vai atender mais de 6 mil pessoas da zona Sul

A administração municipal de Vinícius Camarinha (PSB) entregou nesta quinta-feira, dia 27, a USF (Unidade da Saúde da Família) ‘Dr. Antônio Mendes Filho’, localizada nas proximidades dos residenciais Paulo Lúcio Nogueira [CDHU] e São Bento, na zona Sul da cidade. Cerimônia contou com as presenças de autoridades, moradores do bairro, profissionais da saúde e familiares do homenageado, que além de médico foi vereador.

Com 320 metros quadrados, o posto de saúde consiste na 10ª unidade do sistema municipal de saúde construída e entregue pelo prefeito Vinícius Camarinha à população de Marília. “E o nosso trabalho não para. Iremos entregar mais uma unidade de saúde, que irá atender a população do distrito de Lácio”, destacou o prefeito. Vinícius informou que a USF ‘Dr. Antônio Mendes Filho’ contará com uma equipe completa para atender as famílias da zona Sul. “Estamos cumprindo o compromisso assumido com a população dos residenciais São Bento e CDHU. O bairro ainda irá ganhar, em breve, um Centro de Referência de Assistência Social, o Cras, que construímos ao lado desta nova USF, e, também dentro das próximas semanas, vamos inaugurar uma nova escola, a Emei-Creche Cata-vento” , garantiu. O prefeito Vinícius reforçou a sua dedicação com Marília e salientou que seu governo irá entregar uma cidade muito melhor do que encontrou no início de sua gestão, em janeiro de 2013. “Vamos entregar a cidade muito melhor do que encontramos no início do mandato”, disse.

Familiares do médico Antônio Mendes Filho, que de 1948 a 1951 exerceu mandato de vereador na Câmara Municipal de Marília, participaram da solenidade. O filho, Sérgio Mendes, discursou na cerimônia ressaltando pontos significativos da trajetória do pai. A dedicação ao próximo e o empenho em exercer a medicina pelo bem comum também foram mencionados pelo presidente da Câmara Municipal de Marília, Herval Rosa Seabra (PSB), que conheceu o médico e vereador doutor Mendes. “Realmente uma satisfação grande podermos participar desta inauguração. A unidade irá atender milhares de famílias. É também uma satisfação a oportunidade de estar homenageando o médico Antônio Mendes Filho, ex-vereador. Estamos juntando a inauguração de uma unidade muito bem equipada, com a homenagem de alguém que fez muito por nossa cidade”.

A denominação da USF partiu de projeto de Lei apresentado pelo vereador José Expedito Capacete (DEM), que também prestigiou a solenidade. “Quero parabenizar o prefeito Vinícius, toda sua equipe, quero parabenizar o secretário da Saúde, Hélio Benetti, por mais esta conquista”, salientou.

Todas as famílias do São Bento e do CDHU serão atendidas pela nova unidade, o que, segundo apontou o secretário Hélio Benetti, consistirá no amparo de um público estimado de 6 a 8 mil pessoas da zona Sul. “A USF São Bento é uma unidade grande, possui 16 profissionais, são três ambulatórios clínicos, ambulatório odontológico e completa estrutura”, informou.  O prédio tem acessibilidade e, além dos três ambulatórios clínicos e o ambulatório odontológico, a unidade conta com consultório ginecológico, sala de vacina, sala de inalação, ambiente multiuso, ala de apoio – formada por cozinha, depósito de insumos e área de serviços.

A nova unidade realiza ações de acolhimento, consultas de demandas espontâneas, consultas programáticas – incluindo pré-natal, acompanhamento de pacientes crônicos e puericultura – visitas domiciliares, ações preventivas, coleta de Papanicolau, ações de vigilância em saúde, controle de vetores, procedimentos de coleta de exames, vacinas, curativos, inalações, aferição de pressão, entre outros procedimentos.

Fotos Mauro Abreu