07 OUT 2016
SECRETARIAS
Saúde: Vacinação antirrábica prossegue, neste sábado, nos distritos de Marília

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses – promove neste sábado (8), das 9 às 16 horas, nos distritos de Marília, mais uma etapa da campanha de vacinação antirrábica 2016.

Até o momento, mais de 20 mil animais domésticos já foram imunizados nas três primeiras fases da campanha no município. “Podem ser vacinados cães e gatos que têm acima de três meses de idade. A nossa expectativa é que a campanha também tenha uma boa adesão nos distritos”, afirmou Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses.

Confira abaixo a programação da campanha antirrábica nos distritos de Marília:

Postos Permanentes – Segundo o setor de Divisão de Zoonoses, já está em funcionamento no município, desde o início deste mês, três postos permanentes de vacinação antirrábica animal, oferecendo a imunização gratuita contra a raiva de cães e gatos.

Os postos encontram-se instalados nos seguintes endereços, atendendo de segunda à sexta:

– CVA (Centro de Vigilância Ambiental) – Rua Yussaburo Sasazaki, 380 – Jardim Julieta, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h;

– Divisão de Zoonoses – Rua Francisco Busto Martins, 260, no Bairro Costa e Silva, das 8h às 13h e das 14h às 17h;

– Hospital Veterinário da UNIMAR (Universidade de Marília), das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

“O nosso objetivo é oferecer para a população um serviço gratuito e de boa qualidade para os proprietários de cães e gatos, durante todo o ano. Assim, não há a necessidade de esperar somente pela campanha de vacinação antirrábica. Agora, a imunização pode ser feita em qualquer época do ano. Os animais de estimação são os grandes beneficiados com esta iniciativa”, ressaltou Garrido Neto.

Saiba mais sobre a raiva

No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre, enquanto o cão, em alguns municípios, continua sendo fonte de infecção importante.Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.

A raiva é transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Apresenta letalidade de aproximadamente 100%.

O vírus da raiva age no sistema nervoso central e causa quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios. A partir deste local, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados.

Texto: Assessoria de Imprensa