17 JUN 2016
SECRETARIAS
Saúde: Prefeitura investe 25,24% do orçamento do município com o setor no 1º quadrimestre

O índice está bem acima do mínimo previsto por lei – que é de 15% – e se refere a um montante de R$ 31 milhões

“Nos primeiros quatro meses deste ano, nós aplicamos 25,24% dos recursos próprios na saúde. Isto representa mais de R$ 31 milhões do orçamento do município e está bem acima do mínimo previsto por lei – que é de 15%. Com esta grave crise econômica no país, só temos que agradecer ao nosso chefe do Executivo por se sensibilizar com este importante setor e promover os investimentos necessários para a cidade”. É assim que o secretário municipal da Saúde, Hélio Benettti, divulgou e comemorou o resultado da prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2016, durante audiência pública na Câmara Municipal, promovida na manhã desta quinta-feira (16).

Por cerca de duas horas e meia, o secretário municipal da Saúde e os representantes – Rodrigo Pegoraro de Souza (coordenador do Fundo Municipal da Saúde) e Danilo Bigeschi (assessor técnico) – responderam às perguntas formuladas pelos vereadores e por lideranças da sociedade civil.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 5,7% na aplicação dos recursos pela Prefeitura. “Se considerarmos a atual conjuntura econômica do Brasil e também o grande percentual de pessoas que estão migrando dos planos particulares de saúde para o SUS (Sistema Único de Saúde), este número é bastante significativo. O prefeito Vinicius Camarinha tem priorizado áreas importantes do governo municipal, como a saúde, a educação e a assistência social, e promovendo diversas melhorias no atendimento, especialmente da população mais carente. Agradecemos aos nossos servidores municipais e também à Câmara Municipal e aos seus vereadores por trabalharem com muita dedicação em prol dos moradores de Marília”, afirmou Benetti.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, além de melhorias na humanização do atendimento, um total de 27 obras vem recebendo investimentos do município. “Entregamos a UPA que está localizada na zona Norte e, nesta sexta-feira, faremos a solenidade de reinauguração do PA da zona Sul – que passará a atender 24 horas e irá contar com raio-x e laboratório. Já demos a ordem de serviço para o início das obras nas unidades do Jardim Marajó/Santa Paula, no Nova Marília, próximo ao residencial São Bento, em Lácio, no Jardim   América IV, no Santa Antonieta III, entre outros investimentos. Tudo está sendo feito para garantir ainda mais a qualidade na prestação do serviço”, frisou Benetti.

A audiência pública da saúde foi coordenada pelo presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, e teve a participação dos vereadores Cícero do Ceasa, José Bassiga Goda, José Expedito (Capacete), Marcos Rezende, Sônia Tonin, Silvio Harada e Wilson Damasceno.

“A manutenção deste índice – acima de 25% – aplicado no setor da saúde pela atual administração, especialmente em um momento de grande retração econômica, é um marco histórico. Parabenizamos o prefeito Vinicius Camarinha e a sua equipe de trabalho por destinar mais de R$ 30 milhões das receitas próprias do município para a área da saúde, priorizando este importante segmento”, concluiu Herval Seabra, presidente da Câmara.

Foto: Wilson Ruiz