15 JUN 2016
Marília debate o trabalho infantil

“Foi um evento com ótimo aproveitamento técnico dentro de um tema tão sério como o trabalho infantil”.

Esse o comentário da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Neide Leatti,  sobre o 1º Encontro Municipal realizado nesta segunda-feira no Alves Hotel. “No domingo foi lembrado o dia mundial sobre o tema. Do encontro em Marília, participaram representantes de vários segmentos. A cidade possui hoje uma comissão representativa de vários setores da sociedade com objetivo da prevenção e combate ao trabalho infantil. Nossa secretaria tem uma atuação forte nesse sentido”, afirmou.

Segundo Luciana Caluz Carvalho Pereira, coordenadora do Cerest(Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Marília, é preciso ter um planejamento efetivo com ações práticas para enfrentar essa questão decorrente da má distribuição de renda.  “Esse é um problema de Brasil. Em Marília, temos uma equipe organizada para tratar dessa questão. “É preciso conscientizar as famílias carentes que o trabalho da criança trará mais problemas do que o reforço do orçamento doméstico. A população deve denunciar esse tipo de situação”, comentou.

No encontro, a pedagoga e mestre em Ciências Sociais da PUC(Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Maria Stela Santos Graciani proferiu palestra com o tema “As Contradições do Combate e da Exploração do Tralbalho Infantil”. “Gostei muito da adesão de representantes dos mais diferentes setores. Isso demonstra o interesse em Marília para combater o trabalho infantil com o devido acompanhamento técnico. A distribuição de renda é prioritária para enfrentar essa realidade no Brasil mas cada município apresenta sua particularidade. Com a união dos diferentes setores e o preparo técnico, Marília é um grande exemplo”, afirmou Maria Stela.

Outro palestrante foi Marcos Hister Pereira Gomes, coordenador da Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Piracicaba. Ele abordou o tema “Repercussões do Trabalho Precoce na Saúde de Crianças e Adolescentes”.

Fotos Wilson Ruiz