08 JUN 2016
SECRETARIAS
População em situação de rua: Prefeitura realiza curso de capacitação para profissionais de assistência social

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – realizou nesta terça-feira (07), das 8 às 17h, no auditório “Prof. Octávio Lignelli”, o curso de capacitação “População em Situação de Rua e seus Desafios”.

No total, cerca de 50 profissionais da assistência social que prestam atendimento nas unidades da Casa de Passagem, Centro Pop e Fumares participaram do curso. “O objetivo deste curso é dar uma formação continuada para os nossos profissionais que atuam no atendimento da população em situação de rua. Hoje, a nossa maior dificuldade é que a sociedade compreenda totalmente o papel do assistente social, que não é apenas de retirar o morador da rua, mas de garantir a eles os seus direitos individuais e ajudá-los na reconstrução da sua vida“, comentou Carolina de Camargo Garbi, encarregada da proteção especial na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para o palestrante Jadir de Assis – assistente social, graduado em Serviço Social e com mais de 15 anos de experiência neste segmento, principalmente no Estado de Minas Gerais – os desafios para o profissional de assistência social está na dificuldade de realizar um grande diagnóstico, uma leitura precisa de cada caso, com o intuito de traçar diretrizes para uma política pública que compreenda melhor este fenômeno social. “Este desafio não é apenas para os profissionais da área, mas também é válido para os seus gestores. Ou seja, que é de estreitar o diálogo com a comunidade sobre a importância deste trabalho”, frisou Jadir de Assis.

“Este curso de capacitação é muito importante, pois possibilita aos nossos servidores debater a metodologia de trabalho, discutir melhorias na prestação do serviço, além de promover uma formação profissional totalmente direcionada para a humanização do atendimento”, concluiu Neide Leatti, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Foto: Wilson Ruiz