31 MAI 2016
SECRETARIAS
Tocha Olímpica: Representantes do Comitê de Recepção participam de reunião no Paço Municipal

Representantes das secretarias municipais de Esportes e Lazer, da Educação, Cultura, Saúde, Administração, Fazenda e Planejamento Econômico, da Emdurb, Polícia Militar e da sociedade civil participaram nesta segunda-feira (30), à tarde, no auditório do gabinete (2º andar do Paço Municipal) da primeira reunião do Comitê de Recepção da Tocha Olímpica.

“A passagem da Tocha Olímpica pela nossa cidade é um marco histórico e de grande repercussão mundial. Esta primeira reunião foi muito importante para discutirmos as estratégias de organização e de promoção do evento e também para que haja um envolvimento de todos nesta ação esportiva. Já agendamos um novo encontro para o próximo dia 15 de junho para debater mais uma vez o tema”, comentou Gastão Pinheiro Júnior, secretário municipal de Esportes e Lazer.

Segundo Gastão Júnior, um evento teste deverá ser realizado no próximo dia 21 de junho. “Vamos fazer uma prévia do evento para que, se houver necessidades, sejam feitos os ajustes na organização. O horário previsto para a chegada da Tocha Olímpica na nossa cidade é às 10h30. A sua passagem deve ocorrer com aproximadamente uma hora de percurso. Para o encerramento, estamos preparando apresentações artísticas, culturais e esportivas”, frisou o secretário de Esportes e Lazer.

O presidente da Emdurb, Marco Antônio Alves Miguel, destaca que toda a infraestrutura viária e operacional está sendo providenciada para garantir o sucesso do evento. “Com o apoio da Polícia Militar e do GAOC (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania), cuidaremos da segurança dos condutores da Tocha Olímpica e também dos pedestres que acompanharem a sua passagem. Já definimos que nas ruas e avenidas escolhidas para o percurso, o estacionamento de veículos ficará proibido da zero hora até o meio dia, na data de 28 de junho”, ressaltou Marco Antônio Miguel.

No Brasil, a Tocha Olímpica vai passar por mais de 300 cidades, carregada por 12 mil condutores em 100 dias. Cada pessoa deve levar a tocha por aproximadamente 250 metros. São 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trajeto, até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto para abertura das olimpíadas. A competição irá prosseguir até o dia 21 daquele mês.

Prefeito Vinicius destaca a divulgação de Marília com o evento

Feita de alumínio e resina reciclada, a tocha olímpica de 2016 pesa pouco mais de 1 kg e tem 63,5 cm de altura quando fechada, e 69 cm quando expandida. O formato triangular dela é feito para representar os três valores olímpicos – respeito, excelência e amizade – enquanto as seções expandidas que parecem flutuar simbolizam o esforço atlético dos competidores.

O prefeito Vinicius Camarinha é um dos entusiasmados com a promoção. “Será uma honra para a nossa cidade fazer parte da história do esporte brasileiro. O Brasil vai sediar pela primeira vez os jogos olímpicos e o revezamento da tocha antecedendo aos jogos, vai destacar Marília para o Brasil e o mundo”, lembrou.

Vinicius, em julho do ano passado, esteve em Brasília para confirmar Marília no calendário de revezamento da Tocha Olímpica 2016. “Mantive contato com presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman e representantes dos três grandes patrocinadores dos jogos olímpicos no Brasil: Bradesco, Coca-Cola e Nissan. Convidamos os presidentes da Coca-Coca Brasil, Xiemar Zarazúa, e o presidente da Nissan, François Dossa, para visitar a nossa cidade, além de encontrar também o presidente do Bradesco Luiz Carlos Trabuco Cappi, que é mariliense”, finalizou o chefe do Executivo.

Foto: Wilson Ruiz