24 MAI 2016
SECRETARIAS
Prefeitura anuncia as pontes Vacaria e Primavera sobre o Rio do Peixe em Avencas

A ponte Vacaria, sobre o Rio do Peixe, em Avencas, será entregue à população nos próximos 15 dias. Isso vai agilizar o escoamento da produção agrícola e o trânsito de pessoas nas áreas básicas como saúde e educação, evitando-se um desvio de até 70 quilômetros.  Ela está localizada na estrada rural que interliga o distrito à SP-333 (Rodovia Estadual Miguel Jubran, mais conhecida como Marília/Assis).

Em reunião com produtores rurais e lideranças de Avencas neste domingo, às margens do próprio rio, no local onde está praticamente concluída a obra, o prefeito Vinicius Camarinha anunciou a grande melhoria.“Há dois anos a ponte rodou totalmente com o transbordamento do rio por causa da intensidade das chuvas, o que provocou muitos destroços. Porém, há cerca de oito anos o trânsito de veículos pesados, como caminhões e tratores, já estava inviável por causa do comprometimento da estrutura. Investimos R$ 150 mil na nova ponte com madeira tratada, garantindo maior durabilidade. No início do meu governo tínhamos 48 pontes danificadas na zona rural com a Prefeitura completamente endividada. Fomos colocando as finanças em ordem e hoje o quadro é positivo também para o campo, pois já recuperamos quase 30 pontes além da manutenção das estradas rurais. Vamos continuar dando total retaguarda para os proprietários rurais em razão da importância do escoamento da safra e do trânsito das pessoas que residem em fazendas e sítios”, afirmou Vinicius.

Archimedes Bonora, grande produtor de amendoim no distrito, ressaltou o esforço do prefeito para colocar em ordem as estradas e pontes rurais. “As parcerias com produtores e prefeituras da região, como Echaporã e Oscar Bressane são grande exemplo de uma gestão moderna. Todos ganham garantindo o escoamento da produção e a movimentação econômica já que muita gente não consumia mais em Avencas, indo até Marília, embora muito mais longe,  pela dificuldade do acesso ao distrito” explicou.          .

A administração atual já entregou a ponte sobre o Rio do Pombo, na estrada rural que liga o distrito de Avencas ao município de Oriente. A ponte de eucalipto tratado com cerca de 70 metros de comprimento voltou a garantir segurança e agilidade no escoamento da produção agrícola.

“O agronegócio precisa de uma infraestrutura forte. Trata-se de um investimento muito importante para os proprietários rurais e arrendatários, visando o escoamento de toda a produção agrícola. Com a restrição ao tráfego de caminhões por causa da precariedade da estrutura e a necessidade do aumento do percurso, muito dinheiro e tempo estavam sendo perdidos. Em Avencas já entregamos duas pontes e vamos iniciar a construção de uma terceira em parceria com produtores e as prefeituras de Echaporã e Oscar Bressane. Isso agiliza o escoamento da produção de mandioca, melancia, amendoim e da agricultura familiar. Por isso, também estamos investindo na manutenção dos 580 quilômetros de estradas rurais do município”, comentou o secretário municipal da Agricultura, Takao Shintaklu.

Ponte Primavera começa nos próximos dias

O prefeito Vinicius Camarinha informou ainda que a nova Ponte Primavera, também sobre o Rio do Peixe, com cerca de 50 metros, terá madeira tratada para maior durabilidade. “Ela é essencial para ligar Avencas com os municípios de Echaporã e Oscar Bressane. Por isso destaco o apoio dessas prefeituras e dos proprietários rurais na parceria. Há cerca de 10 anos, desde que a ponte cedeu mesmo com o transbordamento do rio, o desvio enorme do trajeto dificultava a vida de todos. Agora vai melhorar mesmo”, garantiu Vinicius.

O prefeito de Echaporã, Aristeu Bomfim, também ressaltou que com as parcerias fica muito mais fácil. “As prefeituras oferecem o material e a mão-de-obra enquanto os proprietários, o chamado “bate estaca”. Essa união barateia os custos para cada um e o benefício é para todos”, afirmou.

O secretário da Saúde de Oscar Bressane, Luiz Antonio Romano, representou no evento o prefeito Marcos Antonio Elias, dizendo que com a Ponte Primavera, a vida de todos estará facilitada e os produtores vão agilizar o escoamento da produção agrícola.

Os vereadores José Expedito Capacete e Silvio Harada também acompanharam o evento e elogiaram a iniciativa das prefeituras e dos envolvidos no agronegócio.

O subprefeito Paulo Viana também destacou a grande conquista para Avencas com essas pontes de grande porte. “A satisfação é geral”, afirmou.

O distrito de Avencas tem cerca de 900 habitantes e foi criado em 2 de outubro de 1934. Conhecido como um dos principais polos produtores de melancia, se destaca também pela produção de mandioca, laranja (com 500 mil pés plantados), hortaliças, leite, amendoim e outros atividades de agronegócio. É responsável pelo abastecimento de alguns supermercados de Marília, Bauru e São Paulo. Possui ainda confinamentos de engorda de bois.

Fotos Wilson Ruiz