20 MAI 2016
SECRETARIAS
Campanha quer acabar com superpopulação e maus tratos contra animais domésticos

Reunião na manhã desta sexta-feira (20) definiu importante campanha de combate ao abandono de animais, além da guarda responsável de cães e gatos. De acordo com o assessor especial da Secretaria da Saúde, Danilo Bigeschi a preocupação com o tema é antiga. “Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, estamos apoiando as diversas Organizações não governamentais do município que trabalham no combate ao abandono desses animais, além, é claro, de buscarmos a conscientização da população para acabarmos com a superpopulação animal. Foi uma reunião importante aonde definimos uma campanha a ser realizada junto à comunidade, com panfletos e material publicitário. Intitulada ‘Quem ama cuida’, a campanha trata da posse responsável desses animais, os cuidados adequados contra maus tratos e também estamos ampliando o programa de castração, já existente em Marília, em parceria com as clínicas veterinárias, as ONGs e com a Unimar (Universidade de Marília), através do Hospital Veterinário”, disse Danilo Bigeschi.

O assessor da Secretaria da Saúde revelou que são castrados em Marília, em média 200 animais/mês, porém, a campanha quer ampliar esse número, a baixo custo, para evitar a superpopulação de animais e prevenir doenças como leishmaniose, por exemplo.

Além de Danilo Bigeschi, participaram da reunião o chefe de gabinete da Prefeitura, Hugo Claro, o coordenador da divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde, Lupércio Garrido e representantes de ONGs.

“Estamos definindo para o dia 9 de setembro, dia do médico veterinário, um grande mutirão de castração, com a participação da Unimar, através da parceria com o curso de Medicina Veterinária. A nossa expectativa é de castrar cerca de 400 animais. Acho fundamental essa participação da administração municipal reforçando o trabalho já realizado pelas diversas ONGs da cidade. Na nossa opinião, castrar é a única e a principal solução para acabarmos com o abandono e os maus tratos que os animais ainda sofrem na cidade”, ressaltou a presidente da ONG Adote, Fernanda Costa, que ainda revelou que serão realizados eventos em escolas, como palestras, com o objetivo de chamar a atenção da população para a posse responsável, para a importância da vacinação e combate das doenças que podem ser transmitidas para o ser humano.

“Marília não é diferente de outras cidades, a superpopulação animal é muito comum e além das doenças, pode provocar acidentes de trânsito também. Estamos na medida do possível, trabalhando para controlarmos a reprodução de cães e gatos na cidade com um convênio já existente com 10 clínicas veterinárias, além da Unimar”, completou o médico veterinário e coordenador da divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde, Lupércio Garrido.

O panfleto que será divulgado na campanha traz informações como:

A castração é uma cirurgia feita em cães e gatos, machos e fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes. No caso das gatas, esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais.

A cirurgia é feita com anestesia geral, é simples, mas deve ser executada apenas por médicos veterinários devidamente habilitados. A castração consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, ocorre a retirada dos testículos.

Mais informações sobre o programa de castração podem ser obtidas na Divisão de Zoonoses da Prefeitura de Marília através do telefone: 3401 2054.

Fotos: Wilson Ruiz