18 MAI 2016
SECRETARIAS
Programa municipal contra o abuso sexual infantil completa um ano de criação

Em 18 de maio é comemorado em todo país o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. E, em Marília, não poderia ser diferente. Nesta próxima quarta-feira, o Programa Municipal Contra Abuso Sexual Infantil e outras Formas de Violência comemora 1 ano de seu efetivo lançamento.

Desde que começou a ser estruturado, há quase 2 anos, o fluxo de atendimento foi instituído para que a criança seja atendida prontamente, com isso foram capacitados aproximadamente 700 funcionários públicos que trabalham com crianças. Recentemente foi implantada uma ficha padrão de comunicação, na qual todos os setores municipais, tais como da educação, saúde e assistência social adotaram para comunicar a suspeita de violência ao Conselho Tutelar.

Este programa é fruto de um trabalho desenvolvido sistematicamente pela Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e em parceria com a Unimar – Universidade de Marília e outras Instituições.

O intuito do programa é romper com o ciclo de violência contra crianças e adolescentes, principalmente a violência sexual e tratar as consequências que o abuso sexual proporciona nas vítimas e seus familiares. Este trabalho está sendo construído há quase um ano por “várias mãos” com o ideal de proteger crianças e adolescentes em face da violência a que eles estão expostos e o objetivo é que estas ações sejam implementadas no município de forma perene.

A coordenadora de Política para as Mulheres da Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania, Mariela Cardoso, explica que: “há um grupo de trabalho multidisciplinar que se reúne periodicamente há quase 2 anos para estruturar este programa. Participam representantes da Unimar, do Ministério Público Federal e das secretarias municipais da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Juventude e Cidadania”.

Ações já desenvolvidas – Deste trabalho foram desenvolvidas várias ações. A primeira delas foi à estruturação do fluxo de atendimento da criança vítima de violência sexual, depois de identificado os atores que fazem parte desta rede; implantação da ficha municipal de comunicação de violência; material publicitário e uma cartilha de apoio para os profissionais que atuam com crianças.

“Com isso é possível organizar o atendimento às vítimas; uma grande conquista, nesta Rede de Atendimento é a participação da Unimar – por meio da Clínica de Psicologia que estabeleceu um procedimento com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no qual encaminha as crianças vítimas de violência sexual para atendimento psicoterapêutico”, ressalta Cardoso. O Creas é um serviço vinculado a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que atende famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos.

A solenidade em comemoração ao aniversário de 1 ano do Programa Contra Abuso Sexual Infantil e Outras Formas de Violência será às 10h, deste dia 18 de maio, no auditório do Gabinete – localizado no 2º andar do Paço Municipal.

Foto: Wilson Ruiz