05 MAI 2016
SECRETARIAS
Gripe: Vacinação já superou 50% do público-alvo

“A Secretaria Estadual da Saúde nos repassou dois lotes com um total de 37.300 doses da vacina. O primeiro lote, com 19 700 doses – que veio para o Dia D, já se esgotou. Fizemos a distribuição do segundo lote (17.600 doses) para as unidades municipais de saúde. Como a procura está muito grande, acreditamos que os estoques devem acabar até sexta-feira. Novos lotes da vacina devem chegar a Marília na próxima semana”. A afirmação é da supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni Mosquini.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, Marília vacinou 14.997 pessoas no dia D, primeiro dia da campanha, ocorrido no último sábado (30).  O número de moradores imunizados, em apenas um dia, superou o balanço da primeira semana da Campanha de Vacinação de 2015, que foi de 12.691 pessoas. “A campanha de vacinação deste ano prossegue normalmente até o dia 20 de maio na cidade. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde – responsável pelo repasse das vacinas – todo o público-alvo do município deverá ser imunizado até o final da campanha”, enfatiza Alessandra Mosquini.

O público-alvo estimado em Marília é de 53 mil pessoas. Podem ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde. Durante o período da campanha, também será realizada a atualização das vacinas que estiverem em atraso.

“As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem ficar tranquilas, pois serão imunizadas até a data de encerramento da campanha”, ressalta Mosquini.

Balanço – A Secretaria Municipal da Saúde divulgou também na tarde desta quarta-feira, um novo balanço com o número de casos suspeitos da Gripe no município:

– 83 notificações para Síndrome Respiratória Aguda Grave;

– 77 aguardam a divulgação de resultado (32 pacientes já tiveram altas por cura);

– 5 óbitos em investigação aguardando resultado

– 3 óbitos negativos para Influenza

– 3 óbitos positivos para Influenza – H1N1 pdn 09.

Foto: Wilson Ruiz