27 ABR 2016
SECRETARIAS
Via Rápida: Prefeitura incentiva mercado de trabalho com qualificação profissional na zona Sul

As aulas noturnas do programa Via Rápida de qualificação profissional na zona Sul da cidade – próximo ao CDHU – estão entusiasmando os participantes e são um grande sucesso de público. O projeto social é desenvolvido pela Prefeitura de Marília em parceria com o Governo do Estado.

“Estamos contentes porque abre o mercado de trabalho para as pessoas que não tinham oportunidade e possibilita uma mudança na perspectiva de vida. Além disso, pode gerar uma renda extra”, comemora Gisele Santana Pereira, ajudante de limpeza e moradora da zona Sul, e que está inscrita na turma noturna

O Via Rápida é um programa coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Os cursos de qualificação ocorrem em três períodos com turma média de 20 alunos por horário. São oferecidas aulas de aperfeiçoamento profissional para garçon, camareira, bartender, corte e costura, assistente de cabeleireira, manicure e maquiagem bem como de panificação.

A exigência principal é estar desempregado. Os cursos têm duração média de 20 dias, com a devida aprovação pelo Ministério da Educação.

“É um excelente projeto que possibilita levar a qualificação profissional para bem próximo do morador. É a primeira vez que um município paulista recebe quatro carretas do programa Via Rápida. Temos 240 pessoas inscritas nestes cursos em todas as regiões da cidade. Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, já estamos também preparando o currículo dos participantes e ajudando a facilitar o acesso no mercado de trabalho”, ressaltou Hélio Benetti, secretário municipal de Assistência Social.

Segundo o chefe do Executivo, que fez questão de acompanhar também a realização das aulas noturnas, a maior preocupação, neste momento, é garantir a geração de empregos para os munícipes. “Estamos incentivando a criação do Parque Tecnológico, promovendo a redução de impostos e estimulando o fortalecimento de áreas importantes, como a construção civil, e a abertura de centenas de empresas. Tudo isso, para que os impactos da grave crise econômica que o país vem enfrentando sejam menores em nossa cidade”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

Foto: Wilson Ruiz