26 ABR 2016
SECRETARIAS
Famema completa 50 anos: município agradece apoio e comprometimento de diretores e funcionários pelo bom atendimento a população

Fazendo parte das comemorações de 50 anos da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), uma solenidade, na manhã desta segunda-feira (25), reuniu diretores da instituição; o prefeito Vinicius Camarinha; o deputado estadual Abelardo Camarinha; representando a Câmara Municipal, o vereador José Expedito Carolino (Capacete); as secretárias Taís Vanessa Monteiro (Cultura); Valéria de Melo Viana (Planejamento Urbano); a presidente do Fundo Social de Solidariedade Sílvia Acetose Nascimento e outras autoridades.

No evento, o prefeito Vinicius Camarinha cumprimentou a direção e funcionários pelo trabalho realizado principalmente em assistência à população mais carente. “Um momento importante e histórico para a cidade, afinal, a Famema tem grande parcela no desenvolvimento da nossa cidade, no bom atendimento de 62 municípios de toda a região. Aqui existem diretores, funcionários, professores e alunos dedicados. Em nome do povo de Marília, a palavra desse momento é gratidão, por tudo o que a Famema representa para o nosso povo, frente às dificuldades, a falta de apoio do governo federal, com a defasada tabela do SUS, faltam recursos, porém sobra a vontade de atender bem e com amor. A Prefeitura é parceira nesse atendimento de saúde, uma área tão vital para a população que mais precisa. Um exemplo dessa atenção com a saúde, é a ampliação do investimento, desde a nossa posse, de 22% para 30% do repasse orçamentário com os gastos em saúde pública”, revelou o chefe do Executivo.

Nova área – Atendendo, ainda, a um pedido do diretor geral do complexo Famema/Hospital das Clínicas, Paulo Roberto Micheloni, o prefeito Vinicius assinou na solenidade a autorização de estudos para a localização de uma área de aproximadamente 10 alqueires a ser doada para a Famema. Espaço onde será construído o campus da faculdade.

“Devemos pensar no futuro, na vinda de novos cursos ou na ampliação da medicina e enfermagem, que já são de excelência e atraem estudantes de todo o país. Esse prédio está limitado, impossibilitando qualquer proposta de expansão, para isso, a Prefeitura iniciará um estudo para a identificação de uma grande área. Será um espaço maior, para novas salas de aula, refeitório, novos laboratórios, ou seja, uma área ampla digna da importância da Famema. A Prefeitura dá esse pontapé inicial e posteriormente o Estado dará continuidade à construção”, ressaltou o prefeito.

O diretor geral, Paulo Roberto Micheloni agradeceu a presença das autoridades e o anúncio feito pelo prefeito Vinicius. “O deputado Abelardo Camarinha foi um articulador importante em 1984 para a estadualização, o responsável por esse processo e mais recentemente, nos ajudou na aprovação na Assembleia Legislativa, na votação do projeto de autarquização da faculdade, assim passando a Famema para a Secretaria da Saúde do Estado. O prefeito Vinicius, outro parceiro importante, nos ajudou muito nas campanhas salariais quando deputado estadual, trouxe vários recursos para a instituição. Já como prefeito realizou uma obra de mobilidade urbana ao lado da faculdade, um sonho antigo e que será possível ampliarmos o nosso atendimento. Hoje, o Vinicius ratifica esse apoio assinando a autorização para juntos encontrarmos uma grande área que poderá ser o novo campus da Famema. Nossos prédios, além de alugados, já estão pequenos e impossibilitam qualquer crescimento”.

“São anos de história, luta e crescimento. Como prefeito, na década de 80, vivemos uma grande greve, com um até possível fechamento da faculdade, mas graças a uma votação histórica e junto do promotor Salomão Aukar e do médico Mário Cosentino, conseguimos evitar o fechamento. Já na Assembleia, conseguimos a estadualização e quis o destino, que no ano passado e também como deputado, pude ajudar mais uma vez a Famema com o processo de autarquização, afinal, nada mais justo que a instituição estar ligada à Secretaria da Saúde”, concluiu o deputado Abelardo Camarinha.

Marcando os 50 anos, na solenidade desta segunda-feira, a Famema abriu a 1ª Mostra de Fotos: Contando a nossa história: exposição o passado no presente de Érica Montilha, que acontecerá até o dia 29, com visitação das 11 horas às 17 horas, no saguão da faculdade, localizado na avenida Monte Carmelo, 800.

Fotos: Wilson Ruiz