15 ABR 2016
Comitês contra a dengue completam cinco meses de atividades

Esse foi o comentário do assessor especial da saúde do município, Danilo Bigeschi, sobre as ações do comitê “Marília sem Dengue”, contra o Aedes ao completar nessa semana cinco meses de atividades. Ele coordena os comitês

regionais(centro, norte, sul, leste e oeste) além daqueles que funcionam nos distritos de Marília(Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nobrega e Fazenda do Estado) . “A ação de mobilização social é inédita para estimular a atividade dos marilienses na eliminação de criadouros, uma vez que a maioria absoluta se concentra nas residências. Enquanto isso, a parte técnica da Prefeitura continua com sua responsabilidade de prevenção, como nebulização. A luta contra o Aedes precisa ser de todos. A doença atingiu quase todas as cidades do Estado e a responsabilidade tem de ser de toda a população. Recentemente, recebemos um representante do Ministério da Saúde em Marília que elogiou o trabalho em Marília”, disse Danilo.

Ele lembra que março e abril são meses complicados por causa da consequência das chuvas proporcionando o aumento da proliferação. “Por isso essa ação precisa continuar intensa e a população participar ativamente”, finalizou.

Comitê da zona leste apresenta balanço

O comitê regional da zona leste apresentou  um balanço das atividades referentes aos cinco meses. Segundo a educadora Rosani Puia de Souza Pereira, uma das coordenadoras,  o trabalho foi intenso desde a conscientização dos alunos das escolas da zona leste, pais e a população de uma forma geral. “As parcerias foram importantes entre saúde, educação e a comunidade. O resultado na prática está sendo muito positivo”, destacou.

O comitê da zona leste  se reúne toda sexta feira às 10h00 na Emei Irmão Maurício. O objetivo é o planejamento das ações a serem cumpridas para os próximos dias.”A luta contra o Aedes precisa ser de todos e gradativamente a conscientização está sendo atingida”, concluiu

Ao mesmo tempo, os demais comitês regionais traçam o planejamento para cada região ou distrito.

Mais pessoas contra o Aedes

Será neste domingo, dia 17 de abril, o processo seletivo visando a contratação de agentes de controle de endemias e supervisores para reforçar as equipes no combate ao Aedes aegypti.

No total, serão 94 vagas, sendo 85 de agentes, com salário de R$ 1.284 por 40 horas semanas e outras nove para supervisores, com remuneração de R$ 1.605 por 30 horas semanas.

O processo seletivo terá validade por até um ano. A prova será domingo nos blocos 8 e 11 da Unimar. Às 8h00 para agentes de controle de endemias e às 14 para supervisores. Os cerca de dois mil inscritos devem chegar com uma hora de antecedência levando a documentação pessoal e o comprovante de inscrição. A entrada será pelo portão lateral, com acesso via  rua Manoel  Santos Chieira continuação da rua Próspero Cecílio Coimbra.

Fotos Wilson Ruiz