24 MAR 2016
Comitê “Marília sem Dengue” promove passeata na região Leste

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do Comitê Regional Leste “Marília sem Dengue” – promoveu na manhã desta quarta-feira (23), uma passeata de conscientização sobre as ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Com carro de som, faixas e placas alusivas à campanha “Marília sem Dengue”, profissionais da USF (Unidade da Saúde da Família) do Jardim Aeroporto e alunos da rede municipal de ensino percorreram as ruas e avenidas do bairro e de áreas adjacentes com o objetivo de alertar a população em relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes.

A concentração para a saída da passeata ocorreu na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes. “Nós montamos uma tenda, no inicio da pista de cooper, para orientar os moradores da região e esclarecer eventuais dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, a chikungunya e o zika vírus”, comentou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Balanço – A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Vigilância Epidemiológica – divulgou, nesta quarta-feira, um novo balanço com o número de casos de dengue no município. Desde o início do ano até o dia 22 de março, 80 registros da doença foram confirmados por exame laboratorial na cidade.

“No mesmo período do ano passado, o Estado de São Paulo registrava uma epidemia de dengue. A Prefeitura de Marília adotou várias medidas de combate ao mosquito e vem fazendo a sua parte, com a promoção de passeatas, campanhas educativas, mutirões de limpeza, reuniões de comitês regionais e distritais, vistorias em imóveis, entre outras. As nossas equipes de trabalho ainda estão em situação de alerta e a preocupação com a circulação viral é enorme. Além disso, estudos técnicos indicam que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Por isso, a união entre o poder público e a população é fundamental no controle do Aedes e a atenção deve continuar sendo  redobrada pelos moradores”, concluiu Bigeschi.

Foto: Wilson Ruiz