07 MAR 2016
SECRETARIAS
8 de março: Prefeitura realiza programação especial em comemoração ao mês da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania – e em conjunto com vários parceiros montou uma programação especial para todo este mês.

As atividades iniciam no dia 08, terça-feira, com o 2º Encontro “Mulheres Reais”, às 8h no Auditório do Anfiteatro da Unimar. Estão programados ciclo de palestras com os temas: saúde da mulher, família/filhos e direitos humanos/preconceito racial, além de sorteio de brindes e sessão de beleza. Este encontro é voltado para as servidoras públicas municipais, funcionárias da Unimar e demais convidadas.

Já entre os dias 14 e 16, serão promovidas ações direcionadas às mulheres com deficiência e negras. O evento é em parceria com a Famema e a Diretoria Regional de Educação.

Nos dia 18 e 19, as atividades são para as mulheres do distrito de Rosália e mães da Escola Estadual José Alfredo de Almeida. E no dia 23, será na Unidade do Cras Teotônio Vilela, na zona sul da cidade.

“O objetivo é alcançar o maior numero de mulheres e de diferentes perfis. A programação foi realizada pela Secretaria da Juventude e Cidadania com diversos parceiros, tais como Unimar, Famema, Efac, Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social”, afirma Mariela Cardoso, coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania.

Em Marília, segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, há mais de 12 mil mulheres. “O trabalho precisa ser intersetorial e multidisciplinar. Em todas as ações teremos a promoção de direitos, por meio das palestras e roda de conversa; atividades físicas; oficinas e sessão de beleza”, explica Mariela Cardoso.

Segue abaixo a programação completa do Março Mulher.

08/03

Ação: 2º Encontro Mulheres Reais.

Horário: 8 às 11h30 (1ª turma) e 13h30 às 17h (2ª turma)

Local: Auditório da Reitoria da Unimar

Palestras sobre saúde da mulher (médica do ABHU), família/filhos (psicóloga do curso de Psicologia da Unimar), direitos humanos e preconceito racial (Dr. Jefferson Aparecido Dias). Haverá sorteio de brindes e sessão de beleza.

Realização: Prefeitura Municipal de Marília (Secretaria da Juventude e Cidadania/Coordenadoria da Mulher) e Unimar.

14/03

Ação: Conferência de abertura da Semana da Mulher Famema.

Local: Auditório da Famema

Ato solene em comemoração ao mês da mulher e aos 50 anos da Famema, com participação de: Prefeito Vinicius Camarinha; Diretor da Famema Dr. Paulo Michelone e Vereadora Sônia Tonin.

Realização: Prefeitura Municipal de Marília (Secretaria da Juventude e Cidadania) e Famema.

15/03

Ação: Roda de Conversa sobre a mulher com deficiência: possibilidades e limites.

Horário: das 14h as 17h.

Local: Auditório da Famema.

Participação: Cristina Guimarães – Enfermeira-docente da Famema e Sônia Guirado – Psicóloga e docente da Unimar.

16/03

Ação: Palestra/Oficina: A Mulher Negra. Professora Elisa Lucas Rodrigues – Coordenadora Estadual de Políticas para População Negra e Indígena.

Local: Auditório da Diretoria de Ensino

18/03

Ação: Palestra/oficina de jardinagem/sessão de beleza.

Local: Unidade da Casa do Pequeno Cidadão de Rosália

Realização: e Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social.

19/03

Ação: Palestra/oficina de jardinagem/atividade física.

Horário: 14h as 16h

Local: Escola Estadual José Alfredo de Almeida

Realização: Secretaria da Juventude e Cidadania/Coordenadoria da Mulher e Unimar.

23/03

Ação: Palestra/apresentação ballet/exposição artesanato/sessão de alongamento.

Local: Unidade do Cras Teotônio Vilela

Realização: Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria da Juventude e Cidadania/Coordenadoria da Mulher.