26 FEV 2016
SECRETARIAS
Via Rápida Emprego: Parceria Município/Estado vai oferecer cursos profissionalizantes

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, assinou na manhã de terça-feira (23), mais uma importante parceria para a qualificação da mão de obra de jovens e adultos: o Via Rápida Emprego. Através do programa, mantido pelo governo do Estado, serão oferecidos na cidade três cursos profissionalizantes: Produção Alimentícia, Confecção Industrial e Hospitalidade.

O Via Rápida Emprego é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

“Mais uma parceria que firmamos com o governo e que irá oferecer cursos gratuitos e rápidos, com duração de um mês, aos trabalhadores marilienses. Para isso, Marília receberá carretas do governo paulista, numa parceria muito importante para a educação e desenvolvimento da população mariliense. Cada carreta terá a capacidade de 60 vagas”, revelou o chefe do Executivo.

“Nesse primeiro semestre de 2016, o programa Via Rápida, que é o maior de qualificação profissional do Brasil, escolheu 10 cidades que vão ganhar a Maratona da Qualificação. Centros como Itapevi, Mauá, Taubaté e Marília receberão unidades móveis ou carretas, onde as aulas serão ministradas. São veículos totalmente equipados com laboratórios, materiais didáticos e uniformes. Sem dúvida, uma grande oportunidade para a população de Marília”, disse o subsecretário de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante do governo estadual, Marco Antônio da Silva, que revelou ainda que as cidades beneficiadas foram escolhidas em razão de sua importância regional e da sua vocação econômica.

O subsecretário afirmou que os cursos são voltados para toda a população, porém com preferência às pessoas desempregadas, maiores de 16 anos e que não estejam recebendo auxílio previdenciário. Os cursos escolhidos para Marília vêm de encontro com as áreas industriais/comerciais de destaque na cidade.

Para o secretário da Assistência Social, Hélio Benetti a oportunidade visa ainda a descentralização dos cursos profissionalizantes no município, levando a qualificação aos bairros. “É motivo de alegria receber essa novidade do governo do Estado e levar essa conquista às pessoas de maior vulnerabilidade, aos moradores que necessitam de um preparo maior para o ingresso ou a recolocação no mercado de trabalho. Num momento difícil e de crise, esses cursos com certeza vêm em excelente hora. Estamos definindo os últimos detalhes, porém, em breve divulgaremos horários e locais para as inscrições. Desde já agradecemos ao subsecretário Marco Antônio da Silva e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e vice-governador Márcio França por escolherem Marília para a vinda das carretas profissionalizantes”, concluiu Hélio Benetti.

Fotos: Wilson Ruiz