24 FEV 2016
Prefeitura promove novas ações de combate ao Aedes na região Leste

A Prefeitura de Marília – por meio das Secretarias Municipais da Saúde e do Meio Ambiente e Limpeza Pública – realizou na segunda-feira (22), uma grande operação de vistoria em imóveis abandonados – localizados na região Leste da cidade – para eliminar eventuais criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“São imóveis que estavam fechados e abandonados há vários meses. Os proprietários foram notificados  e autuados, mas ainda continuaram com o descaso em relação à saúde pública. Com o respaldo jurídico e o apoio do setor de Divisão de Zoonoses, adentramos nestas áreas particulares, fizemos a limpeza e eliminamos todos os focos suspeitos do mosquito Aedes”, comentou Juliano Battaglia, chefe do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública.

Os imóveis visitados pelos fiscais e agentes de saúde estão situados nas Ruas Thomaz Gonzaga (Jardim Maria Izabel), Vinicius de Moraes (Bairro Novo Horizonte); e José Medina (Jardim Tropical). “Vamos continuar com estas ações em todas as regiões do município. Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, nós estamos intensificando os trabalhos de combate ao mosquito e adotando as estratégias de controle que são discutidas pelos comitês regionais”, ressaltou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Mobilização – Na última sexta-feira (19), os alunos da rede municipal de ensino participaram de diversas atividades promovidas para o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika Vírus.

Na zona Leste, os alunos da Emei Irmão Maurício – acompanhados pelos professores – realizaram uma passeata pelas ruas e avenidas, próximas à instituição de ensino, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes. “A nossa passeata percorreu também a Avenida Vicente Ferreira. Aproveitamos a mobilização para conversar com moradores, motoristas e comerciantes que circulavam pelo local”, comentou Sueli Sabino, diretora da Emei Irmão Maurício.

Agentes terão pagamento ‘extra’ para combaterem o Aedes nos fins de semana

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, anunciou neste mês que vai pagar R$ 120 por dia trabalhado para que agentes das prefeituras paulistas atuem aos sábados no combate ao Aedes aegypti.

As cidades que aderirem à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti” receberão repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais que trabalharem aos sábados. A expectativa é que sejam investidos neste programa cerca de R$ 30 milhões, de recursos da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde.

As equipes terão a atribuição de realizar vistorias domiciliares para eliminação de criadouros e potenciais focos do mosquito, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações. Além disso, os agentes deverão preencher formulários atestando as visitas aos imóveis. Assim, além da prestação de contas dos recursos repassados pelo Governo do Estado, os gestores municipais deverão submeter, mensalmente, os relatórios de vistoria à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, para monitoramento do trabalho.

“Marília vem adotando diversas estratégias de combate à doença como o fortalecimento das equipes de controle do mosquito e a mobilização social através dos Comitês Marília Sem Dengue. Recebemos com muita alegria essa importante iniciativa do Governador Alckmin em apoio aos municípios. Com esse incentivo teremos uma grande frente de trabalho nos finais de semana, principalmente nos meses de março e abril onde a incidência da doença é maior no Estado”, destacou Danilo Bigeschi.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz