28 JAN 2016
SAÚDE
Combate ao Aedes Aegypti: Marília é destaque em reportagem internacional publicada na Alemanha

Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypti e as ações de mobilização social – promovidas pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – são destaques da reportagem internacional “Onde o Brasil está vencendo a batalha contra o Aedes”, divulgada nesta semana pelo veículo de comunicação Deutsche Welle (DW), da Alemanha.

Segundo a matéria do DW, a cidade de Marília, o município de Água Branca no Piauí e o Estado de Goiás são “exemplos de iniciativas que vêm impondo reveses significativos ao mosquito. Mobilização social ainda é a principal arma”.

Ainda conforme a reportagem alemã, a união entre o poder público e a população tem sido fundamental para ganhar a batalha contra o Aedes Aegypti, principalmente em Marília. “Coordenadores de saúde, diretores de escolas e presidentes de associações comunitárias se reúnem semanalmente, desde novembro de 2015, para estabelecer uma agenda de estratégias, com o apoio de voluntários. Os comitês regionais, que estão distribuídos nos distritos da cidade, identificam locais de risco, organizam mutirões de limpeza e passeatas para pedir que moradores abram suas casas aos agentes de inspeção”, ressalta a matéria jornalística.

“A prefeitura já realizava ações de combate ao mosquito, mas a dificuldade maior era contar com a participação da população”, disse o secretário municipal de Saúde, Danilo Bigeschi, ao Deutsche Welle. E acrescentou. “Os resultados mais significativos têm ocorrido por causa da mobilização social”.

Redução drástica – Desde o início deste ano, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, foram confirmados 14 casos de dengue por exame laboratorial na cidade. Em janeiro de 2015, eram cerca de 2 mil. “O fato de estar circulando o mesmo tipo viral evita novas infecções em pacientes que já tiveram a doença”, explicou Bigeschi a DW. “E ainda com a criação dos comitês temos agora uma capacidade de resposta mais rápida ao mosquito”, comentou o secretário da Saúde.

“A Prefeitura vem fazendo a sua parte, com a promoção de passeatas, campanhas educativas, mutirões de limpeza, reuniões de comitês regionais e distritais, vistorias em imóveis, entre outras importantes ações. Estamos na estação das chuvas e a nossa preocupação com a circulação viral é enorme. Além disso, estudos técnicos indicam que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Por isso, o apoio da população é fundamental no combate ao mosquito e a atenção também deve ser redobrada”, concluiu Bigeschi.

A DW possui canais regionais de televisão em inglês, alemão, árabe e espanhol, além de conteúdos de rádio, internet e para dispositivos móveis em 30 idiomas. A programação televisiva inclui noticiários, reportagens e documentários sobre política, economia, ciência, cultura e esporte. Cerca de 3 mil jornalistas provenientes de 60 países trabalham nas sedes da DW em Bonn e Berlim.

Texto: Assessoria de Imprensa