18 JAN 2016
Secretaria da Saúde realiza novas ações de combate ao mosquito

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – promove no sábado (16) e na próxima segunda-feira (18), novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti nas regiões Leste e Sul da cidade e no distrito de Avencas. As atividades fazem parte da campanha “Marília sem Dengue”.

“Estas ações integram o cronograma de atividades que são pré-definidas nas reuniões dos Comitês Regionais e também por sugestões encaminhadas pelos voluntários da campanha. O mais importante é a mobilização da população destas regiões no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, destacou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Zona Leste – No sábado (16), das 8 às 12 horas, com o apoio da Associação dos Moradores do Bairro Santa Carolina, será realiado um mutirão de limpeza em áreas públicas e em terrenos do bairro. “Vamos vistoriar os imóveis e locais públicos, recolhendo todo o tipo de material que possa acumular água. Também com a participação dos agentes de saúde iremos visitar aproximadamente 45 chácaras que estão situadas no bairro. Queremos conscientizar os moradores sobre a importância desta ação de combate”, comenta o voluntário Alípio Barbosa, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Carolina.

“É uma iniciativa muito importante destes munícipes. Esperamos que sirva também de exemplo para outras associações de bairro da região Leste da cidade”, frisou o secretário municipal da Saúde.

Avencas – A Secretaria Municipal da Saúde informa que dará continuidade no sábado, das 8 às 13h, no distrito de Avencas, as ações de bloqueio e controle de criadouros (BCC) para combate ao mosquito Aedes Aegypti.

No total, cerca de 50 profissionais da área da saúde – entre agentes do município e colaboradores da empresa Agroatta – vão realizar vistorias técnicas em imóveis residenciais e comerciais.  “Pedimos novamente à população que facilite o acesso dos nossos profissionais aos imóveis. Esta ação é muito importante, pois o mosquito Aedes Aegypti, além da dengue, transmite outras doenças como a chikungunya e o zika vírus”, ressaltou Bigeschi.

Região Sul – Na segunda-feira (18), às 9 horas, o setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros vai promover na Escola Estadual José Alfredo de Almeida – localizada na Avenida Tomé de Souza, uma vistoria técnica na unidade escolar e checar a presença de eventuais criadouros do mosquito da dengue. “Com este período de chuvas, a atenção precisa ser redobrada. Por isso, vamos contar com o apoio do Corpo de Bombeiros para vistoriar calhas e outras áreas deste estabelecimento de ensino”, concluiu Bigeschi.

Prefeitura acompanha as atividades de treinamento dos agentes da Agroatta

O prefeito Vinicius Camarinha visitou na manhã desta sexta-feira (15), na zona sul, o treinamento de contratados pela Agroatta Dedetizadora para essa modalidade de ação em caso de necessidade. “A dedetização é um serviço emergencial para a possibilidade de aumento da incidência do Aedes agypti e dos casos de dengue. O fundamental mesmo é o trabalho preventivo que estamos estimulando a população realizar de eliminação de criadouros. Continuamos com a grande campanha para estimular esse envolvimento dos marilienses e a resposta tem sido muito positiva”, afirmou.

Vinicius destacou também uma grande frente de trabalho com os servidores da prefeitura e agentes comunitários de saúde. “São mais de 300 pessoas nessa ação, além de outra equipe contratada pela Prefeitura com 50 agentes vistoriando os imóveis para a devida orientação à população. Ressalto que 85% dos criadouros estão nas residências. Por isso, é fundamental a vistoria constante”, frisou o chefe do Executivo.

O secretário da Saúde, Danilo Bigeschi, ressaltou que o prefeito Vinicius Camarinha não tem medido esforços para um controle da infestação. “Essa estrutura forte na ação contra o Aedes está sendo muito importante para a saúde pública”, comentou.

Representando a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Luiz Carlos Porto destacou ser muito importante a ação conjunta da Prefeitura e o Estado na luta contra o mosquito. “Marília está com uma estrutura muito forte na atividade contra o Aedes, tanto de forma preventiva como para eliminação de focos”, afirmou.

O gerente operacional da Agroatta, Eduardo Rocha, afirmou ser muito importante o treinamento das equipes. “Todas as dicas técnicas de controle da nebulização foram dadas além do treinamento de comunicação com os moradores dos prédios visitados para esse controle em caso de necessidade”, afirmou.

Texto: Assessoria de Imprensa