30 NOV 2015
Lista da Central de Vagas será divulgada em janeiro

A Secretaria Municipal da Educação divulgou a lista de classificados para o ano letivo de 2016.

No total, 2.032 novas crianças estão cadastradas depois das matrículas realizadas nos dias 10,11 e 12 de novembro. Quem estudou na rede em 2015 tem matrícula automática.

A lista de classificação da Central de Vagas para a efetivação das matrículas será divulgada no mês de janeiro e disponibilizada no site da Prefeitura. Através dela, os pais poderão acompanhar a colocação dos filhos e confirmar a vaga na escola indicada.

As diretoras das escolas analisaram os documentos considerando os seguintes critérios estabelecidos pelo Sistema da Central de Vagas:

1º – Endereço residencial – tendo como base a área de abrangência da escola;

2º – Renda “per capita” – as crianças com situação socioeconômica menos favorável terão prioridade;

3º – Bolsa família – a orientação do Ministério da Educação e Cultura é incentivar os beneficiados por esse programa;

4º – Irmão matriculado – para os pais que tiverem um ou mais filhos naquela escola;

5º – Mãe trabalhadora – para beneficiar a criança em período integral, auxiliando a mãe que trabalha;

6º –  Trabalho do responsável próximo à escola.

No decorrer do ano letivo de 2015, o Sistema de Central de Vagas junto as Escolas Municipais de Educação Infantil de Marília concedeu 604 vagas para crianças entre 4 meses a 3 anos de idade. Outras 731 inscrições foram encaminhadas para as Unidades Escolares com matrículas garantidas para o ano de 2016. “Para 2016, a novidade vai ser o funcionamento da creche Colibri, na Vila Barros, com capacidade para 100 crianças. Também estão bem adiantadas as obras das creches dos bairros Nova Marília, Califórnia e Cavalari, com objetivo do atendimento da demanda de crianças cujos pais precisam trabalhar”, comentou Fátima Gatti, secretária municipal da Educação.

Atualmente, 9.650 crianças estão matriculadas nas creches e pré-escolas de Marília. A demanda de 4 e 5 anos de idade será totalmente atendida como determina a legislação. Para as crianças de 4 meses a 2 anos de idade, o prefeito determinou prioridade no planejamento de mais escolas para essa faixa etária e também a ampliação da Emei Ciranda Cirandinha que terá  atendimento integral a partir de 2016, (das 8h00 as 17h00) para quase 100 crianças.

A rede municipal de Marília, envolvendo os Ensinos Infantil e Fundamental, tem quase 20 mil  alunos em 52 escolas.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Wilson Ruiz