20 NOV 2015
SAÚDE
Saúde: Campanha pela detecção dos sinais do câncer infantojuvenil recebe o apoio do prefeito Vinicius Camarinha

O prefeito de Marília Vinicius Camarinha recebeu nesta quinta-feira (19) a comissão organizadora da caminhada Passos que Salvam, que vai acontecer no dia 22, domingo, a partir das 8h30, com saída em frente a Emdurb (Avenida das Esmeraldas). O objetivo do evento é divulgar um panfleto que conscientize a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

“Viemos agradecer o apoio do prefeito Vinicius Camarinha na campanha. Contamos com a participação das secretarias da Educação e da Saúde, afinal, esse é um tema de fundamental importância. Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por fatores como a desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos. É extremamente importante reconhecer os sinais e sintomas encaminhando a criança o quanto antes para um tratamento adequado”, disse o coordenador do evento, Amilcar Mota

No panfleto da campanha, constam informações fundamentais como os primeiros sintomas do câncer infantil, como: dores de cabeça pela manhã e vômito, caroços no pescoço, nas axilas, e na virilha, ínguas que não resolvem, dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças, manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas, aumento de tamanho da barriga, brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

“Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80% ou 90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados, como acontece em outros países. A maioria destas crianças terá vida normal após o tratamento adequado”, completou Amilcar Mota.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Santana Rezende também acompanhou a audiência com o prefeito Vinicius e é apoiador da campanha.

“Cumprimento e publicamente agradeço ao prefeito pelo engajamento nesta campanha. Queremos alertar toda a sociedade para salvarmos vidas. Prevenção é fundamental, um exemplo é o trabalho realizado em um hospital localizado em Memphis (Tennessee), nos Estados Unidos, onde a cura gira em torno de 95%, afinal, os casos são precocemente diagnosticados. Destaco também que em breve nossos profissionais serão treinados por médicos americanos para melhorar esses índices de detecção da doença”, ressaltou o vereador.

Voluntários da ACC (Associação de Combate ao Câncer) também participaram da reunião com o chefe do Executivo.

“É uma alegria receber a comissão organizadora deste evento, estar ao lado na divulgação da prevenção do câncer. Importante também a mobilização de professores e diretores que poderão nos ajudar em caso de suspeita da doença em nossos alunos da rede. A Prefeitura está totalmente engajada neste projeto”, concluiu o prefeito Vinicius Camarinha.

A comissão organizadora está comercializando a R$ 30 um kit para a campanha, composto por camiseta, boné, squeeze (garrafinha) e cadarço. A renda arrecadada com a venda do kit será revertida para pesquisas do Hospital de Câncer de Barretos.

Mais detalhes da caminhada Passos que Salvam e do panfleto poderão ser obtidos através do telefone: 3413 7007 ou no perfil do Facebook: passosquesalvammarilia.

Fotos: Wilson Ruiz