20 NOV 2015
SAÚDE
Secretaria Municipal da Saúde participa do XI Simpósio de Iniciação Científica, na Unimar

Evento possibilitou a troca de experiências entre os profissionais e a apresentação de projetos

desenvolvidos em parceria coma Faculdade de Medicina

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do Núcleo de Educação Permanente e Ensino-Serviço – participou nos dias 17 e 18 de novembro, a convite da Unimar (Universidade de Marília), do XI Simpósio de Iniciação Científica – promovido na sede administrativa do campus universitário.

“A ideia da participação da Secretaria da Saúde no evento foi de coordenar uma mesa de debates com os alunos sobre ‘Gestão na clínica no SUS: trio gestor’ e explicar como os profissionais das unidades administram as demandas que surgem na atenção básica, sendo polivalentes, pois devem ter competência gerencial, assistencial e educacional’, comentou Ana Paula Fakhouri, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Ensino-Serviço da Secretaria Municipal da Saúde.

O evento na Unimar contou também com a finalização dos projetos da parceria Ensino-Serviço – no ano de 2015 – com a Faculdade de Medicina, onde os alunos do 5º ano do curso apresentaram as atividades que elaboraram com a rede de atenção básica. “Estes alunos passaram nas Unidades de Saúde da Família (USF) consolidando a teoria com a prática do cotidiano, podendo entender como funciona a atenção básica e desenvolvendo um projeto em conjunto com a equipe de saúde: Projeto Terapêutico Singular (PTS), que tem um olhar integral ao individuo e a seu arranjo familiar, que é de extrema importância para a compreensão do processo saúde-doença e se constitui em um dos princípios do SUS”, acrescentou a coordenadora.

Segundo Ana Paula, a parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Unimar “é bastante salutar, pois entendemos que devemos auxiliar na formação de bons profissionais de saúde, inclusive os médicos. Além disso, eles serão nossos colegas de trabalho quando estiverem atuando como profissionais na rede municipal, sem falar também da troca de experiências que há com a parceria”.

Texto: Assessoria de Imprensa