18 NOV 2015

O Prefeito Vinicius Camarinha se reuniu nesta terça feira, na Secretaria Municipal da Educação, com lideranças da sociedade que irão compor os comitês regionais e distritais de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Essa foi a primeira reunião após a instalação, na última sexta feira, do Comitê Municipal de Mobilização Social “Marília sem Dengue” .

Ele vai reunir voluntários de toda a sociedade para estimular ações de eliminação dos criadouros do mosquito.

Pelo decreto assinado pelo prefeito o Comitê deverá coordenar, articular, acompanhar, avaliar e incentivar ações de educação em saúde e mobilização social para essa finalidade.

Ele é composto por Avelino Modelli(Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública), Fátima Gatti(Educação), Danilo Bigeschi(Saúde) e Ronaldo Medeiros(Divulgação e Comunicação).

“Esse o Comitê principal vai coordenar os

regionais(centro, norte, sul, leste e oeste) além daqueles que irão funcionar nos distritos de Marília(Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nobrega e Fazenda do Estado) . A ação de mobilização social é inédita. Queremos estimular a atividade dos marilienses na eliminação de criadouros, uma vez que a maioria absoluta se concentra nas residências, faltando a intensificação da medida preventiva. Enquanto isso, a parte técnica da Prefeitura vai continuar com sua responsabilidade de prevenção, como nebulização. A luta contra o Aedes precisa ser de todos. A doença atingiu quase todas as cidades do Estado e a responsabilidade tem de ser de toda a população”, explicou Vinicius.

O prefeito voltou a dizer que a população sabe como eliminar os criadouros, faltando a ação na prática.

A secretária da Educação, Fátima Gatti, informou que a rede escolar será essencial para estimular através dos alunos o envolvimento da população com essa iniciativa. “Iremos mobilizar lideranças voluntárias e implantar as ações necessárias em cada área”, comentou.

O secretário da Saúde, Danilo Bigeschi, foi incisivo no seu comentário. “Não podemos deixar esse mosquito nascer e todos precisam participar do combate ao Aedes”, destacou.

Lideranças garantem a mobilização

Oficialmente, os comitês regionais e distritais serão instalados no próximo dia 20 para o início imediato das atividades. Cada região terá o planejamento das atividades, com acompanhamento do comitê central.

Lideranças presentes à reunião desta sexta feira garantiram ao prefeito a mobilização. Juliano Pereira Freire, presidente do Conselho de Pastores de Marília, destacou que nas igrejas é muito forte o voluntariado. “Vamos reunir pessoas para o desenvolvimento das ações. Tenho certeza do controle da infestação do mosquito numa ação de cidadania”, afirmou.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Marília, Tenente Corradi, ressaltou que caberá aos marilienses a adesão. “A união é fundamental para o sucesso da ação comunitária”,comentou.

O sub tenente, Oscar César Martins, do Tiro de Guerra lembrou que todos sabem como eliminar o Aedes. “É básico. É só agir regularmente”, afirmou.

O vereador Luiz Eduardo Nardi, destacou que poucas vezes se viu em Marília uma mobilização coletiva tão forte como agora coordenada pelo prefeito Vinicius na luta contra a dengue. “É preciso uma ação preventiva forte”, destacou.

O vice presidente do Legislativo, vereador Marcos Rezende, diz ter certeza que essa mobilização será exemplo para outras cidades brasileiras. “Se o mosquito está cada vez mais resistente, os marilienses saberão como agir coletivamente para combate-lo”, destacou.

O diretor presidente do Grupo Escoteiro Cristo Rei,Gustavo Henrique Moretti Ferreira, afirmou que Marília irá dar um grande exemplo de cidadania. “É só cada um fazer a sua parte. As lideranças, tenho certeza, irão coordenar o trabalho”, afirmou.

Eliane Guerra, coordenadora regional do Ciesp(Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), lembrou que a área industrial também irá estimular a mobilização coletiva através dos diversos grupos de trabalho. “Cada indústria dará sua importante colaboração”, ressaltou.

Lupércio Garrido Neto, coordenador de ações contra o Aedes em Marília, lembrou que realmente o mosquito transmissor está cada vez mais resistente. “É preciso agir coletivamente e com organização. A adesão da população é essencial”, afirmou

Fotos Wilson Ruiz