28 SET 2015
SAÚDE
Definidas as propostas de São Paulo para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar

A  V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional realizada em Marília, na Unimar,  foi considerada um sucesso absoluto. Durante dois dias, representantes de todo o estado debateram e definiram as propostas de São Paulo para a Conferência Nacional a ser realizada em novembro na capital federal, Brasília.

Também foram definidos os mais de 100 delegados que vão representar os paulistas nesse evento. Os representantes de Marília para o encontro em Brasília serão: Helio Villani, Ricardo Silioli, Andréia de Souza Casagrande, Carlos Marçola, Vera Lucia Novaes, Aparecido Roberto Gonçalves dos Santos e Rita Maria dos Santos.

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o prefeito Vinicius Camarinha elogiaram a organização do evento para um debate tão importante.

O objetivo foi discutir a construção de políticas públicas que garantam o direito humano no acesso à alimentação adequada e saudável.

O tema foi Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Arnaldo Jardim, antes de mais nada, agradeceu Marília e os marilienses pela ótima acolhida. Ressaltou a importância da iniciativa no desenvolvimento social e nutricional, principalmente de crianças em idade escolar. Destacou também o compromisso do Governo do Estado de São Paulo na promoção de políticas publicas para assistência de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. “Estamos atendendo a determinação do Governador Geraldo Alckmin em fortalecer a segurança alimentar com intuito de fomentar e discutir ações que possam garantir a todos o direito à alimentação saudável e adequada. Estamos debatendo a agricultura de produção de alimentos,  dentro de um controle ambiental, formas de abastecimento e consumo disciplinado”, disse Jardim

O prefeito Vinicius Camarinha afirmou ser uma honra Marília sediar um evento tão importante, com representantes de todo o Estado,  para a seleção das propostas e dos representantes para a conferência nacional em novembro, na capital federal, Brasilia. “É essencial debater propostas para coloca-las em prática visando sempre a melhor qualidade de vida da população. Além de colocar Marília em evidência na mídia nacional, os visitantes de todo o Estado estão movimentando a economia mariliense. Também esteve em evidência a ótima qualidade da merenda escolar de Marília, elogiada por toda a população. Outro fator positivo foi a visita de mais um secretário estadual à cidade. Dessa vez Arnaldo Jardim, comandante de uma importante pasta: a secretária da Agricultura e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais Agrícolas). Isso mostra a força política de Marília na atualidade. Ontem, aliás, mantive contato por telefone com o governador Geraldo Alckmin debatendo o momento político, administrativo e econômico. Quem ganha com essa forte retaguarda política é a população mariliense ”, destacou o prefeito.

Também compuseram a mesa principal na solenidade de abertura Renato Simões(Secretário Nacional de participação comunitária da Presidência da República); Reinaldo Prates, representando o Ministério da Reforma Agrária; Érico Pozzer, presidente estadual do Conselho de Segurança Alimentar; Luciane Ferreira, representando o Consea de Marília; Írio Conti(representando o Consea nacional); Michel Beraldo, coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios do governo do Estado; Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar e Sérgio Lopes Sobrinho, vice-prefeito.

Definição da proposta paulista para o evento nacional

Os debates ocorrerão em torno de três eixos pré-determinados, com objetivo de identificar os avanços e os obstáculos, visando definir as 45 propostas paulistas para o encontro nacional..

No eixo I – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. No eixo II – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. E, no eixo III – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na pauta estarão também a segurança alimentar visando à inclusão social, a prevenção de doenças relacionadas à fome e inadequação alimentar como diabetes, obesidade e hipertenção. Além da elaboração de estratégias que garantam o acesso a alimentos com qualidade visando a excelente saúde das pessoas.

Foi eleito presidente da Conferência, o advogado Nivaldo Dóro, de Campinas.

Fotos: Wilson Ruiz