24 SET 2015
Marília sedia Conferência Estadual de Segurança Alimentar

A Prefeitura Municipal de Marília e o Governo do Estado estarão coordenando nesta quinta e sexta-feira,  a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A abertura será no anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília) às 14h00 desta quinta-feira (24), com a presença do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea), Érico Antonio Pozzer  e do prefeito Vinicius Camarinha.

O objetivo será debater a construção de políticas públicas que garantam o direito humano no acesso à alimentação adequada e saudável.

O tema será “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.  Educação alimentar, abastecimento e acesso ao alimento, agricultura familiar e urbana e periurbana estarão entre os assuntos abordados nos dois dias do evento, assim como a identificação dos municípios e regiões com maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.

O secretário estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, ressaltou a importância da iniciativa no desenvolvimento social e nutricional, principalmente de crianças em idade escolar.Destacou também o compromisso do Governo do Estado de São Paulo na promoção de políticas publicas para assistência de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. “Estamos atendendo a determinação do Governador Geraldo Alckmin em fortalecer a segurança alimentar com intuito de fomentar e discutir ações que possam garantir a todos o direito à alimentação saudável e adequada”, pontuou

O prefeito Vinicius Camarinha afirmou ser uma honra Marília sediar um evento tão importante para a seleção das propostas e dos representantes do Estado para a conferência nacional em novembro, na capital federal, Brasilia. “Além de colocar Marília em evidência na mídia nacional, os visitantes de todo o Estado irão movimentar também a economia mariliense. Também estará em evidência a ótima qualidade da merenda escolar de Marília, elogiada por toda a população”, destacou o prefeito.

Definição da proposta paulista para o evento nacional

Os debates ocorrerão em torno de três eixos pré-determinados, com objetivo de identificar os avanços e os obstáculos.

No eixo I – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. No eixo II – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. E, no eixo III – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na pauta estarão também a segurança alimentar visando à inclusão social, a prevenção de doenças relacionadas à fome e inadequação alimentar como diabetes, obesidade e hipertenção. Além da elaboração de estratégias que garantam o acesso a alimentos com qualidade e saudabilidade.

“O propósito principal do evento será de ampliar a participação da sociedade e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da segurança alimentar em torno da construção e implementação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será constituído com base nas discussões e propostas resultantes desta conferencia e encaminhadas a 5ª Conferencia Nacional. A Conferencia é um grande passo na busca da efetivação do direito inalienável à alimentação adequada e saudável”, afirmou o presidente do Consea, Érico Pozzer.

Luciane Yara Sales Ferreira, presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Marília, confirma a participação de quase 500 pessoas. Estarão presentes representantes das regiões de São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Araçatuba, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Franca, São Paulo, Grande São Paulo, Presidente Prudente, Barretos, São Carlos e Marília. “O Brasil, apontado como uma potência na produção de alimentos, enfrenta ainda problemas de desnutrição, obesidade, miséria, desperdício alimentar e tantos outros fatores desafiadores. O Que se visa é a qualidade de vida para a população”, comentou Luciane.

Ela destacou o grande apoio da Unimar e da Cati(Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) na organização do evento.