16 SET 2015
Secretaria da Saúde e hospitais discutem ações de combate à dengue

A Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (15) mais uma reunião sobre as ações preventivas aos casos de dengue no município. De acordo com o secretário da Saúde, Danilo Bigeschi a preocupação é constante e a participação dos hospitais e instituições de saúde é fundamental. “Contamos nessa reunião com representantes dos hospitais, de convênio médicos e do diretor regional de Saúde (orgão do governo do Estado), Luís Carlos de Paula e Silva. “É uma preocupação muito grande, afinal, o Estado de São Paulo viveu uma situação grave com milhares de casos da doença e o cenário para o futuro não é positivo, com previsão da incidência de novos casos. Porém, estamos desde já mobilizados e definindo ações de combate aos mosquito transmissor da dengue. Essa reunião faz parte da elaboração do Plano de Contingência do Município, que na verdade é um plano emergencial caso haja novamente epidemia da dengue em Marília. Estamos trabalhando em conjunto com os hospitais para estabelecer tanto um fluxo de pacientes, quanto uma classificação de risco, tudo para evitar casos mais graves e os óbitos”, revelou o secretário da Saúde.

No encontro, a Divisão Epidemiológica apresentou um balanço dos casos de dengue no segundo semestre em Marília. Até a segunda-feira (14), foram confirmados 15 casos da doença.

“A situação na cidade está sob controle, porém, é fundamental a participação de todos, inclusive da população estando permanentemente em alerta, olhando quintais, terrenos para evitarmos os criadouros da dengue. Atualmente 223 municípios paulistas estão em fase inicial de epidemia no Estado de São Paulo. Agradecemos o apoio e parceria dos hospitais e da Regional de Saúde, já acordamos um segundo momento de discussão para respondermos as demandas apresentadas nesta reunião”, destacou o secretário, que revelou ainda que dentre o planejamento preventivo da dengue, está uma capacitação dos profissionais da saúde.

Para a coordenadora de Núcleo de Pediatria do Hospital Materno Infantil (Famema), Celeste Maria Bueno Mesquita a importância da mobilização contra a dengue está no alerta a ser feito junto à população. “A situação é séria, Marília viveu um primeiro semestre de apreensão, doentes e até mortes. Cada morador deve fazer a sua parte. Passamos por dias de chuva e agora é o momento da população olhar cuidadosamente seu quintal, o terreno vago ao lado, afinal, água parada, calor e sol são propícios para a proliferação da doença”, ressaltou a médica.

Há quinze dias, o secretário Danilo acompanhou o prefeito Vinicius em São Paulo no encontro do Governo do Estado com municípios para discutir ações visando evitar uma nova epidemia de dengue. “Segundo as estatísticas da Secretaria Estadual da Saúde, 85% dos municípios paulistas tiveram casos de dengue em 2015. Apesar do inverno, a incidência continua em várias cidades. Ele destaca que será essencial o envolvimento da população com as medidas preventivas. A nebulização e ações do BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros) já aconteceram recentemente no bairro Nova Marília e Vila São Miguel, havendo também previsão para outros bairros como, Argolo Ferrão, Jardim Marília, Vila Hípica, Jardim Guarujá, Chico Mendes, Chácara Eliana, Alto Cafezal, Palmital e Jóquei Clube, além do centro da cidade.

“Sabemos que os ovos do mosquito Aedes Aegypti, ao serem depositados em qualquer recipiente, sobrevivem por mais de um ano e que existe a possibilidade de introdução de novos sorotipos de dengue e até de novas doenças graves, como a Febre Chikungunya e a Zica Virose”, finalizou Danilo Bigeschi.

Fotos: Lígia Ferreira