08 SET 2015
Parceria Prefeitura/Unimar capacita profissionais da Saúde

Visando melhorar o atendimento à população, a Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Saúde promoveu, em parceria com a Unimar, capacitação para médicos e enfermeiros das unidades de saúde da família (USF). De acordo com informações do secretário da Saúde, Danilo Bigeschi a capacitação foi voltada para profissionais das unidades que recebem os alunos estagiários do 5º ano de Medicina.

A capacitação foi uma atualização para os profissionais da rede, atividade fundamental para o planejamento terapêutico oferecido aos pacientes atendidos pelo SUS do município.

Os alunos de Medicina que passam por este estágio nas unidades têm como missão elaborar um planejamento de saúde para os indivíduos e famílias que atendem junto à equipe e ao médico da unidade, são os chamados de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS).

“Tanto o estágio quanto a capacitação para nossos profissionais tem muitas vantagens, por que os profissionais passam a ter um olhar ampliado para um mesmo caso. A equipe e os alunos conseguem traçar uma linha de cuidado clínico e emocional, pois este projeto leva em consideração o modo de viver e opções de vida de cada família. Após a elaboração deste planejamento os alunos apresentam os resultados obtidos à equipe de saúde, aos pacientes e seus familiares, fortalecendo ainda mais o vínculo com a comunidade”, disse o secretárioa da Saúde, Danilo Bigeschi.

A capacitação da Saúde também foi elogiada pela médica da Unidade de Saúde da Família do bairro Novo Horizonte, Simone Zambon Elias. “A reunião foi muito proveitosa e só reforçou os benefícios de haver nos serviços de saúde de Marília a troca de informações com o meio acadêmico e esperamos que esta seja a primeira de muitas outras capacitações futuras sobre os mais variados temas, sempre com a finalidade de otimizar o serviço para beneficiar tanto o profissional quanto o usuário”.