25 AGO 2015
SAÚDE
Combate à Dengue: Prefeitura promove ações de nebulização no Bairro Nova Marília

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – está promovendo, nesta semana, ações de bloqueio e nebulização no Bairro Nova Marília, zona Sul da cidade. As atividades com a aplicação de inseticidas em imóveis comerciais e residenciais fazem parte das ações da Secretaria da Saúde para o combate ao mosquito da dengue

“Mesmo após o encerramento da epidemia de dengue em Marília, alguns municípios do Estado de São Paulo permanecem com ampla transmissão da doença, demonstrando que ela continua bastante ativa durante o inverno. Neste mês de agosto, já tivemos confirmados, até o momento, dois casos por exame laboratorial  – entre 32 suspeitos investigados”, informou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Além das ações de nebulização no Nova Marília, os agentes de controle de endemias e Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde vem realizando, nos últimos dias, atividades de BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros) em diversos bairros do município:  São Miguel, Argolo Ferrão, Jardim Marília, Vila Hípica, Jardim Guarujá, Chico Mendes, Chácara Eliana, Alto Cafezal, Centro, Palmital e Jóquei Clube.

“No último sábado, dia 22, também realizamos trabalhos de nebulização em unidades escolares e de saúde que estão localizadas no bairro Nova Marília e aproveitamos para reduzir algumas pendências em imóveis no bairro São Miguel”, ressaltou Bigeschi.

O secretário municipal da Saúde alertou mais uma vez que o apoio da população é imprescindível para diminuir a incidência de novos casos de dengue no município. “Sabemos que os ovos do mosquito Aedes Aegypti, ao serem depositados em qualquer recipiente, sobrevivem viáveis por mais de um ano e que existe a possibilidade de introdução de novos sorotipos de dengue e até de novas doenças graves, como a febre chikungunya e a zica virose. Além disso, a presença de criadouros do inseto pode gerar mais riscos no momento em que retornar o período chuvoso e também situações difíceis de serem controladas pelas equipes de profissionais de saúde. Por isso, precisamos ficar vigilantes e atentos sempre no combate ao mosquito”, finalizou Danilo Bigeschi.

Foto: Wilson Ruiz