18 AGO 2015
INAUGURAÇÕES
Nova USF do Parque dos Ipês vai beneficiar diretamente quatro mil pacientes

“Agradeço muito o empenho da prefeitura pela inauguração da USF (Unidade de Saúde da Família) do Parque dos Ipês. Agora, a comunidade tem um local estruturado para o atendimento de saúde no bairro. Antes,  a população tinha que se deslocar até o Jardim Planalto. Era muito difícil”.

Esse foi o comentário do presidente da Associação de Moradores do Parque dos Ipês e adjacências, Pedro dos Santos, na solenidade de inauguração da USF “Drª Marisa Pastori” no último sábado.

O presidente do Conselho das Associações de Moradores da Zona Sul, Amauri Gonzaga, também destacou a obra. “A população está parabenizando a prefeitura por priorizar a saúde. A USF vai representar mais qualidade de vida”, afirmou.

O prefeito Vinicius Camarinha voltou a destacar que seu governo está investindo quase 27% do orçamento em Saúde. “Antes, o índice era de 22%. É uma área prioritária. Queremos mais qualidade de vida para a população. Os moradores do bairro agora tem um local com a infraestrutura e profissionais adequados para atendimento médico e odontológico”, afirmou.

Vinicius confirmou que apesar da grave crise econômica do país, Marília tem no momento 18 obras em andamento na área da saúde, sendo 14 reformas e ampliações e quatro construções. Em 2016, serão mais 15 obras.

O secretário municipal da Saúde, Danilo Bisgeschi,  confirmou o investimento de cerca de R$ 500 mil na USF do Parque dos Ipês. “O atendimento aos pacientes  era realizado num imóvel alugado, porém precário e por causa da paralisação da construção, a prestação dos serviços aos usuários passou, de forma temporária, para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Planalto”, explicou.

Ele destacou ainda que a expectativa para a realização dessa obra era grande porque o bairro na sua maioria é formado por pacientes “SUS Dependentes”. “São cerca de 3,5 mil a 4 mil moradores que residem numa área de risco e a construção, por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, é prioridade para levar o atendimento para a população que mais precisa”, completou.

A USF inaugurada tem 301,77 metros quadrados, contando com recepção, sala de espera externa e sala de espera interna, banheiros para pacientes, banheiro específico para pessoas portadoras de necessidades especiais,  consultório de ginecologia,  consultório médico,  consultório de enfermagem,  consultório odontológico,  farmácia,  sala de coleta de sangue,  sala de nebulização,  sala de vacina,  sala de procedimentos/observação,  sala multiuso para educação em saúde,  escovódromo,  sala de reunião, vestiário masculino e feminino para profissionais de saúde,  copa,  sala para depósito de materiais.

A solenidade de inauguração foi acompanhada pelos vereadores Luiz Eduardo Nardi, José Bassiga, Silvio Harada e José Expedito Capacete.

Fotos: Wilson Ruiz