17 AGO 2015
SAÚDE
Prefeitura apresenta projeto de parceria com faculdades para o atendimento da Rede Municipal de Saúde

Reunião realizada no gabinete do prefeito na última semana discutiu a elaboração de projeto, em parceria com as faculdades de Medicina e Enfermagem, para oferecer oportunidade de estágio para residentes na Rede Municipal de Saúde. “Chamamos a Unimar e a Famema para uma parceria. Na verdade, uma reunião de trabalho para elaborarmos um plano de atuação em conjunto. Afinal, as universidades possuem o conhecimento, os alunos, professores, especializações e nós temos o campo de atendimento. A união das experiências, do serviço irá resultar num melhor atendimento à população. A Prefeitura é responsável pelos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Pronto Atendimentos (PAs Norte e Sul), porém não tem gestão sob os hospitais, apesar de todo o comprometimento político”, disse o prefeito Vinicius.

A parceria de acordo com o chefe do Executivo será benéfica para as faculdades, seus estudantes, professores e principalmente para a população. “Esse assunto já vem sendo debatido há muito tempo, mas nunca houve um plano grande em execução. Estou coordenando pessoalmente esse trabalho e que já estará em funcionamento a partir de janeiro do ano que vem”, ressaltou o prefeito de Marília.

Participaram da reunião na Prefeitura: o secretário da Saúde, Danilo Bigeschi, a diretora administrativa do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva Reis, a presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Pradela Baloni e a diretora de Graduação da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

“Uma reunião proveitosa, a nossa avaliação é extremamente positiva, todos vão ganhar com isso, acreditamos que a união das faculdades com o governo municipal significará uma melhora no atendimento público”, destacou a diretora da Famema, Maria de Lourdes Hafner.

A parceria também foi elogiada pela diretora do H.U., Márcia Mesquita Serva Reis. “Foi uma reunião histórica, um grande avanço mesmo ao ver o prefeito tomar frente de uma discussão tão importante, a política de ensino serviço e a Universidade de Marília está entusiasmada e comprometida com o projeto. Da nossa parte, faremos de tudo para que essa parceria se transforme em qualidade na assistência de saúde uma vez que os alunos serão formados numa rede com política de governo séria. A ideia é que a população carente seja a maior beneficiada. Em conjunto com a Famema, que é outra instituição de ensino e a Maternidade Gota de Leite, que é quem contrata os profissionais, faremos uma política para que os estudantes trabalhem nas unidades municipais e que os mesmos contêm também com a ajuda das duas faculdades, tanto na área médica quanto na enfermagem”, disse Márcia, que ainda completou que o estudante ganhará com esse projeto também na abertura de campos de estágio em Marília, já que muitos precisam buscar fora uma oportunidade.

“A Rede Municipal de Saúde de todo o país enfrenta dificuldade na contratação de profissionais, principalmente médicos e em Marília o atendimento terá o reforço dos acadêmicos. Cumprimentamos a prefeitura pela iniciativa da parceria com a Unimar e Famema”, concluiu o secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi.

Foto: Wilson Ruiz