17 AGO 2015
Zona Sul ganha nova Unidade de Saúde da Família

O lançamento da Campanha de Multivacinação em Marília, neste sábado (15), vai ocorrer juntamente com a inauguração da Unidade de Saúde da Família do Parque dos Ipês, localizada na Rua Francisco Costa Pimentel nº 880. A solenidade está marcada para as 14h30, na zona Sul da cidade.

De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha é mais uma importante conquista para uma das regiões carentes da cidade, num investimento superior a R$ 500 mil.

O chefe do Executivo destacou ainda que saúde é prioridade. No último governo, apenas 20% do orçamento era destinado à saúde, o repasse foi ampliado nesta administração para quase 27%.

“Volto a reiterar que não faremos economia para investir nesta área e propiciar mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou o prefeito.

O atendimento aos pacientes do Parque dos Ipês era realizado num imóvel alugado, porém precário e por causa da paralisação da construção, a prestação dos serviços aos usuários passou, de forma temporária, para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Planalto.

“A expectativa para a realização dessa obra é grande, afinal, o bairro na sua maioria é formado por pacientes que classificamos como SUS dependentes. São cerca de 3,5 mil a 4 mil moradores que residem numa área de risco e a construção, por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, é prioridade para levar o atendimento para a população que mais precisa”, revelou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a USF deve seguir o projeto padrão de plantas: construção com 301,77 metros quadrados. A unidade contará com recepção, sala de espera externa e sala de espera interna, banheiros para pacientes, banheiro específico para pessoas portadoras de necessidades especiais, 01 consultório de ginecologia, 01 consultório médico, 01 consultório de enfermagem, 01 consultório odontológico, 01 farmácia, 01 sala de coleta de sangue, 01 sala de nebulização, 01 sala de vacina, 01 sala de procedimentos/observação, 01 sala multiuso para educação em saúde, 01 escovódromo, 01 sala de reunião, vestiário masculino e feminino para profissionais de saúde, 01 copa, 01 sala para depósito de materiais.

Dia D de Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde informa também que neste sábado (15) será mais um dia D, marcado para o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e atualização das cadernetas de vacinação para o ano de 2015.

De acordo o secretário da Saúde, Danilo Bigeschi a campanha vai acontecer no período de 15 a 31 de agosto e tem como slogan ‘Você é o protetor do seu filho’. “Mais uma mobilização fundamental para garantir a saúde das crianças, para mantermos erradicada a poliomielite. É importante que os pais procurem uma unidade de saúde levando as crianças de seis meses a menores de 5 anos”, disse.

O público alvo das campanhas em Marília é estimado em aproximadamente 11.760 crianças. “Por tratar-se de duas campanhas simultâneas sendo uma de vacinação indiscriminada (campólio) e uma de vacinação seletiva (atualização de cadernetas) é necessário que a caderneta de vacina seja apresentada juntamente com o cartão do SUS no comparecimento à unidade para vacinação. A imunização é uma das maiores intervenções em saúde pública na prevenção de doenças e óbitos, principalmente em crianças. Ela é fundamental no controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis. Graças às ações de vacinação, conseguimos erradicar a poliomielite do país. No entanto todos os países estão em alerta, e as ações de prevenção continuam com o objetivo de impedir que a doença volte a circular onde já está erradicada”, afirmou a supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Rachel Ramirez, que destacou ainda que o governo estadual prorrogou também até o dia 31 de agosto a vacinação contra a gripe e no sábado, nos postos de saúde, a população também poderá ser imunizada contra o vírus influenza.

Por ocasião do Dia D de mobilização nacional, todas as unidades de saúde de Marília, estarão funcionando das 8 às 17 horas, para imunização. A campanha se estende até o dia 31 de agosto e não será prorrogada.

Foto: Wilson Ruiz