03 AGO 2015
Semana de Aleitamento Materno tem ênfase ao apoio à mulher trabalhadora

Com o objetivo de conscientizar a população da importância do leite materno para a saúde, acontece de 01 a 08 de agosto a XXIV Semana Mundial de Aleitamento Materno. O Banco de Leite Materno de Marília, mais uma vez, preparou extensa programação sobre o tema. De acordo com a enfermeira responsável pelo serviço, Sandra Domingues, ao longo da semana, um posto de orientação e divulgação do banco estará montado no Esmeralda Shopping, além de outros eventos.

“Vamos mobilizar a população sobre a importância do aleitamento materno e o apoio que as mamães devem receber para poder oferecer o leite, esse alimento sagrado, aos filhos. No shopping, vamos entregar panfletos para a população de orientação não só às mães, mas aos familiares e empregadores dessas mães, que muitas vezes precisam voltar ao trabalho e encontram dificuldades para amamentar seu filho”, disse Sandra.

Na quarta-feira, dia 05, a partir das 14h30 e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o Banco de Leite vai promover o ‘Chá Solidário em Homenagem às Doadoras’. “Será no Alves Hotel, esperamos a participação de aproximadamente 100 mulheres que nos auxiliam doando seu leite, além da presença dos seus bebezinhos. A doação é um ato de amor e que salva vidas dos pequenos que estão internados nos nossos hospitais. Vamos oferecer às homenageadas o mínimo do que elas têm nos oferecido. Já é um evento tradicional e voltado exclusivamente às mamães doadoras”, revelou a enfermeira responsável pelo Banco de Leite.

A Semana Mundial ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada no mês de agosto. A Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA) define a cada ano o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Em 2015, o tema é: “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todo”.

Segundo o Ministério da Saúde, os bebês de zero a seis meses devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno, já que possui proteína, vitamina, água e sais minerais.

No dia 07, sexta-feira, Marília receberá a visita da consultora nacional e internacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Anália Ribeiro Heck que virá à cidade para a certificação das salas de apoio à amamentação, instaladas nos berçários municipais.

“O atual governo municipal tem se preocupado com a questão da amamentação e o prefeito Vinicius Camarinha, num gesto de amor, investiu na criação das salas de amamentação. Os berçários Nossa Senhora da Glória e Meu Anjo já contam com esse espaço de apoio às mães, porém, outras unidades deverão ganhar esse investimento. Por sair à frente, Marília receberá um certificado do Ministério da Saúde, um reconhecimento nacional”, destacou Domingues.

Inaugurado há 31 anos, o Banco de Leite Materno de Marília está localizado na avenida Santo Antônio, 136, telefone: 3413 8696.

“Temos uma equipe especializada e estamos sempre à disposição das mães e dos familiares em geral, para orientar sobre a importância do leite para a saúde e desenvolvimento do bebê”, concluiu Sandra Domingues.

Fotos créditos: Lígia Ferreira